Recicla

5 ecoaldeias que não pode deixar de conhecer

As eco-villages ou ecoaldeias são espaços constituídos por comunidades de pessoas com a intenção comum de adotar estilos de vida sustentáveis, muito próximos da natureza. Em Portugal existem várias a descobrir. A Recicla fez esta seleção para si

Awakeland Portugal, entre o oceano e as montanhas
É na Mexilhoeira Grande (Portimão) que se localiza este centro de retiro de ioga, tantra e meditação. Um espaço ecológico, localizado entre o oceano e as montanhas, que ocupa 21 hectares escolhidos para ajudar a terra a recuperar dos incêndios florestais que assolaram a zona em 2003 e, mais recentemente, em 2016, através da prática de agricultura sustentável, além de apoiar as espécies locais. Os seus confortáveis eco-edifícios acomodam voluntários e visitantes de todo o mundo. A Awakeland Portugal dinamiza regularmente workshops, treinos, danças, terapias, festivais, entre outros eventos.
Tel.: 910 663 336

Awakeland Portugal

La Belle Verte que se inspira em modos de vida ancestrais
Também no Algarve, nas montanhas de Monchique, La Belle Verte é uma comunidade auto-suficiente que nasceu inspirada no filme francês do mesmo nome, quando um grupo de pessoas decidiu experimentar trocar eletrodomésticos por água fresca e alimentos orgânicos: um modo de vida radicalmente diferente do da cidade. A partir daí tem procurado explorar a abundância da natureza ao seu redor, respeitando e seguindo, por exemplo, os princípios da permacultura. As construções onde vive são ecológicas e providenciam tendas aos visitantes, que podem levar, se o desejarem, a sua própria acomodação.
Tel.: 282913056

Permalab, um laboratório de permacultura
Este “acampamento” estende-se por oito hectares de prados alentejanos, muito perto da zona de Odemira, no meio de “florestas” de sobreiros e terras secas. Esta comunidade, criada com base numa rede de pessoas que se vê como um coletivo de nómadas, vive em casas tradicionais ou em tendas e acredita que qualquer pedaço de terra que tiver a oportunidade de se regenerar acabará por se transformar num ecossistema sustentável. A Permalab oferece diferentes espaços e serviços para eventos, jornadas, coworking e experiências.
E-mail: we@permalab.eu

Quinta das Relvas, artes e sustentabilidade de mãos dadas
A organização Quinta das Relvas está localizada no município de Branca em Albergaria-a-Velha (Aveiro). A quinta tem um riquíssimos património natural, onde vivem várias espécies de flora e fauna, além de promover e desenvolver atividades não formais, com foco nas áreas artísticas e ecossustentáveis. A organização possui uma equipa multidisciplinar, com elementos que atuam em áreas como gestão de eventos, ensino, pintura, arquitetura, meditação, entre outros. Um dos projetos é um hostel composto por tendas ou bungalows de terra para quem queira visitar este espaço.
Tel.: 912551073

Quinta das Relvas

Terramada, criada para amar a terra
Esta ecoaldeia localiza-se a poucos quilómetros da fronteira espanhola, estando integrada na reserva natural da barragem de Beliche (Castro Marim), onde o processo de desertificação de solos é grande. Foi fundada por ecologistas franceses pioneiros que ali se estabeleceram para viver de acordo com os princípios da permacultura. O objetivo principal da Terramada é criar um espaço favorável para a expansão do ser humano através de atividades holísticas que incluem cursos de permacultura, trabalhos na horta, acro-ioga, meditação, entre outras.
Tel.: 964525536