Recicla

7 dicas para uma alimentação mais sustentável (e saudável)

É a 16 de outubro que, todos os anos, se celebra o Dia Mundial da Alimentação promovido pela Organização das Nações Unidas. Neste dia, a Recicla traz-lhe cinco boas ideias para comer melhor e de forma mais amiga do ambiente

1. Opte pelos produtos frescos e da época. A fruta da temporada apresenta-se feia? Não rejeite ou deite fora. Segundo a Associação Portuguesa de Nutrição, os alimentos da época têm, geralmente, características nutricionais e organoléticas (como sabor, odor ou cor) superiores, mesmo que não tenham a melhor apresentação. Além disso, permitem contribuir para a promoção da economia local e para a melhoria do ambiente, pois utilizam menos cadeias de frio e menos conservantes.

2. Adote a dieta mediterrânica. A grande mais-valia deste padrão alimentar em relação a outros é a ingestão diária de verduras, legumes e frutos (frescos e secos) que preconiza. Evite mesmo o fast-food ou as dietas ricas em produtos processados, a mediterrânica continua a ser a melhor.

3. Prefira modos de produção agrícola sustentável. Adquira preferencialmente produtos provenientes de explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que adotem as melhores práticas ambientais, com uso limitado de pesticidas e fertilizantes, tenham um elevado nível de biodiversidade, se preocupem com a preservação dos recursos naturais, e garantam todas as normas em matéria de bem-estar animal.

4. Evite o desperdício: sabia que o desperdício alimentar também aumenta as emissões de gases de efeito estufa, uma vez que pressupõe um gasto de recursos utilizados, como água e energia? Pois é, o ideal seria consumirmos todos os alimentos que produzimos mas não é isso que acontece. Tome medidas para evitar perda: faça listas de compras, confira datas de validade, compre e confecione somente os produtos de que necessita e não se esqueça de reaproveitar as sobras: uma “Roupa Velha” sabe sempre bem no dia seguinte.

5. Recicle todas as embalagens. Ao comprar alimentos embalados respeite as regras dos 3R’s (reduzir, reciclar, reutilizar) e quando se descartar das embalagens faça-o num ecoponto perto de si: plástico, latas e pacotes de bebidas no amarelo; papel e cartão no azul; frascos e garrafas no verde.