Recicla

7 ideias para tornar o seu escritório mais verde

Depois de umas férias da natureza, chega ao trabalho com vontade de continuar este caminho mais ecológico, não é? Reunimos sete ideias para que também o seu escritório se torne um espaço mais agradável e amigo do ambiente

Foram dias de caminhadas ao ar livre, mergulhos, passeios na montanha, rio e muita praia. Este contacto direto com a natureza torna ainda mais difícil o regresso à vida de escritório e de ar condicionado, mas nós damos-lhe uma ajuda para que esta transição seja mais fácil.

  1. Mais plantas. Reúna a sua equipa e tente saber quais são as plantas preferidas de cada um e se existem alergias no grupo. A partir daí é apostar em vasos, pequenos ou grandes, para dar um ar mais natural ao espaço.
  2. Lâmpadas económicas. Substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas fluorescentes compactas é uma solução eco-friendly. Apesar de serem mais caras, estas lâmpadas consomem menos 75% de energia e têm uma longevidade até 10 vezes superior.
  3. Incentive à reciclagem. Coloque ecopontos domésticos na cozinha e nas áreas comuns. Se necessário, deixe informação sobre o que deve ir para cada ecoponto. Assim não há desculpas. Pode encontrar as regras de separação aqui.
  4. Evite o desperdício. Incentive a que cada colaborador use a sua própria chávena para o café e deixe à disposição pratos e talheres para usufruto comum. Assim, evita-se o uso do descartável.
  5. Materiais reciclados. Opte por tinteiros reciclados e recicláveis para a impressora, assim como papel. E mais, faça com que todos os colaboradores, sempre que possível, imprimam apenas o estritamente necessário e na opção de frente e verso. Pode ainda usar os documentos impressos que não precisa como folhas de rascunho.
  6. Casas de banho ecológicas. Instalar torneiras com controlo da água e usar papéis para limpar as mãos feitos de material reciclado já é um passo na direção de um escritório mais ecológico. Aposte também no uso e detergentes sem químicos para a limpeza.
  7. Ar condicionado. É quase indispensável nos dias de hoje e não dizemos para o desligar de vez. Procure os modelos menos poluentes do mercado e,  em vez de o ligar automaticamente todas as manhãs, pense se realmente será necessário naquele dia. Às vezes, basta abrir uma janela para o ar circular.

Adicionar comentário