Recicla

A Feira do Livro vai estar mais verde

A 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa estaciona, mais uma vez, no Parque Eduardo VII, entre 27 de agosto e 13 de setembro. A Sociedade Ponto Verde não vai faltar e estará à espera de todos, com 10 estruturas de recolha seletiva, espalhadas pelo recinto do evento, para facilitar o depósito das embalagens utilizadas pelos visitantes.

Vá à feira e aproveite o verão para por em dia leituras mais verdes. Quer seja para ler na praia ou no jardim, em formato de papel ou em e-book, escolha um livro sobre sustentabilidade. Fique a par do que está ao seu alcance fazer para mudar e tornar o planeta mais saudável. Deixamos-lhe esta mão cheia de opções:

Não Há Planeta B. Carmen Lima diz ser necessário adotar a política dos 5R – Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar – na gestão dos resíduos urbanos, mas, acima de tudo, defende que é preciso estar preparado para aceitar a mudança. É em papel reciclado que a autora escreve dicas e truques para um ambiente sustentável.  

Vida Lixo Zero. Ana Milhazes é autora do blogue Ana, Go Slowly e partilha em livro a sua mudança de estilo de vida, onde o desperdício se reduz ao mínimo. Em papel reciclado e sem plastificação, dá diversas sugestões de como mudar as atividades do dia a dia para chegar ao lixo zero.

Salvar o Planeta Começa ao Pequeno-Almoço. Jonathan Safran Foer procura neste livro alertar para a urgência climática e apelar para o envolvimento de todos, porque, como diz, “nós, humanos, somos bons a calcular a trajetória de um tornado, mas péssimos a decidir sair do caminho dele”.

O Mundo em Chamas – Um Plano B para o Planeta. Nestas páginas está um apelo de soluções para um planeta em risco. A autora, Naomi Klein, aborda a era da ecologia e defende um New Deal Verde.

12 Pequenos Gestos para Salvar o nosso Planeta. Pode ser considerado um guia prático de boas ações ambientais. Foca-se em pequenos gestos, como poupar água ou andar de bicicleta. Foi escrito em colaboração com o World Wide Fund for Nature e conta com colaboração da diretora executiva da Associação Natureza Portugal, Ângela Morgado, no prefácio.

Quando terminar recomende e empreste-o. Tal como reciclar, reutilizar faz parte do verão e parte da solução.