Recicla

A literatura infantil está mais verde

Que melhor maneira de celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil do que saber mais sobre ambiente e sustentabilidade?

Dizem que “é de pequenino que se torce o pepino” e não podíamos concordar mais com a expressão. E, porque hoje, 2 de abril, é Dia do Internacional do Livro Infantil selecionamos cinco livros educativos, inspiradores e que motivam os mais novos a cuidarem do planeta, tanto hoje, como no futuro. Aproveite estes dias em casa, junte os mais pequenos e percorra novas paisagens, da floresta até aos oceanos, lembrando-se sempre da importância de cuidar da Terra.

  • Os 3 R’s: Reutilizar, Reduzir e Reciclar: Integrado no Plano Nacional de Leitura, este livro tem como objetivo ajudar as crianças a adquirirem, de forma muito prática e através de uma linguagem bastante acessível, o hábito de fazerem a separação seletiva dos resíduos, bem como sensibilizá-las para a importância da reciclagem de materiais.
  • Coisas de Reciclagem para Fazer e Criar: Estar tantos dias em casa com as crianças pode ser um desafio. No entanto, temos a sugestão perfeita para deixá-las entretidas durante algum tempo. Não há forma melhor para cativar os mais novos do que incentivá-los a criar novos objetos a partir de materiais que teriam como destino o caixote do lixo. Em “Coisas de Reciclagem para Fazer e Criar” vão deparar-se com uma série de ideias de coisas úteis que podem construir, utilizando apenas materiais recicláveis.
  • O Pequeno Livro do Ambiente: Pode ser “pequeno”, mas o propósito deste livro é grande nos temas que aborda: redução do desperdício; reciclagem; poupança de água; e proteção da biodiversidade. O objetivo é descomplicar as questões mais complexas dentro destes assuntos, mostrando que as crianças conseguem tornar o planeta um lugar muito melhor.
  • Ecologia – As Energias Renováveis: Sabemos que o futuro passa pelas energias renováveis, e pode partilhar esse facto com o seu filho através do livro “Ecologia – As Energias Renováveis”. Nele, o tema é explicado com uma linguagem simples e acessível. Nesta viagem ao mundo da ecologia, os mais novos vão ficar a saber, por exemplo, quais são os tipos de energias renováveis que existem e qual a sua importância para a sociedade.
  • Viva a natureza, a água: A água cobre a maior parte do nosso planeta e é essencial à vida. Mas, porque é tão especial? É a esta pergunta que este livro “procura responder. Ao longo das páginas, os mais pequenos são incentivados a investigar a água, fazendo experiências divertidas, como criar uma nuvem dentro de um frasco ou um pequeno lago no jardim para albergar alguns animais. Um livro importante para os fazer perceber a importância de poupar água no dia a dia.

Folheie, ou procure as opções em PDF, destas ou de outras opções de livros, na companhia dos mais novos, para que aprendam em conjunto como podem tornar o mundo um lugar mais verde.