Recicla

Ainda tem pratos descartáveis? Reinvente-os!

Os pratos de utilização única, tal como outros plásticos similares, vão deixar de ser comercializados em 2021. A opção mais sustentável é recorrer a loiça, mas quando isso não é possível, saiba como os pratos descartáveis podem ser reaproveitados e reutilizados.

Devido aos componentes utilizados para a sua fabricação não é aconselhado que sejam reutilizados com os mesmos fins iniciais, mas, dando largas à criatividade, os pratos descartáveis podem ganhar nova vida, sendo convertidos em pequenas caixas ou mesmo em suportes para bolos numa próxima festa.

Uma caixa que era um prato

Se lhe sobraram pratos descartáveis de cartão uma boa solução para lhes dar uma nova vida é transformá-los em pequenas caixas, onde pode colocar, por exemplo, pequenos doces ou aperitivos.

Para criar estas caixas irá precisar de marcar um retângulo no centro do prato com linhas até ao fim da superfície.

De seguida, dobre todos os lados de forma a vincá-los para dentro e recorte as linhas que vão dar aos lados mais pequenos.

Volte a vincar todas as partes e mantenha os lados mais pequenos na vertical. Junte as abas maiores e dobre o excedente. Fixe a estrutura com fita cola e, de seguida, basta adornar, acrescentando, por exemplo, uma fita com um laço, criando um efeito no topo recortando pequenas tiras e enrolando-as, ou ainda acrescentando-lhe uma alça de papel mais rígido.

Um suporte para bolos

Já para reaproveitar pratos descartáveis de plástico, uma opção fácil é dar forma a um suporte para bolos com dois ou três andares:

  • O ideal é utilizar pratos de diferentes tamanhos para que a base seja maior do que o andar superior. Se forem de cores diferentes, o efeito visual tem mais impacto.
  • De modo a tornar a estrutura mais forte, cole dois ou três pratos do mesmo tamanho.
  • No centro, cole um copo de plástico (dos descartáveis, que assim reaproveita também), com o rebordo virado para baixo, de modo a servir de eixo da estrutura e sobre o qual se coloca o segundo prato.
  • À base do copo acrescente outro prato de menor dimensão e o seu suporte estará pronto. Repita o processo se quiser ter três andares.

Por fim, é só encher e colocar na mesa para partilhar, com a sensação de ter dado um contributo para a economia circular. Por mais pequeno que seja, vale a pena!

Ilustrações: Margarida Gil