Recicla

Brincar é mais ecológico

A sustentabilidade já chegou ao mundo dos brinquedos. Se está a pensar oferecer presentes aos mais pequenos da família espreite estas opções amigas do ambiente.

Desde carrinhos para ajudar nos primeiros passos dos bebés, a puzzles ou laboratórios de ciência, a Clementoni tem uma linha de brinquedos para várias idades “ecológica e reciclável”. Segundo o country manager em Portugal, Hélder Pernas, “os produtos Play For Future representam um compromisso para o crescimento das novas gerações, tornando-se porta-voz de uma mensagem positiva: o respeito pela natureza”. 

Assim, a marca oferece brinquedos livres de produtos tóxicos e com recurso a plástico e cartão totalmente reciclados e, quando estes são de madeira, a matéria prima é proveniente de florestas sustentáveis. A juntar a estas características, Hélder Pernas adianta que “todo o processo de fabrico está orientado para o mínimo de desperdício”.

Carrinho Clementoni

As bonecas Matilde Beldroega, da autoria de Rita Pinheiro, também têm o seu cunho sustentável. São feitas à mão, em quantidades reduzidas e os materiais utilizados são nacionais e sem recurso a tóxicos.

“Utilizo materiais como pano cru ou algodão orgânico. A estampagem dos tecidos é feita no meu estúdio e com tintas de serigrafia à base de água. O enchimento das bonecas é feito com lã portuguesa e o processamento é mínimo, ou seja, a lã é apenas lavada e penteada”, explica Rita Pinheiro.

Há bonecas com diferentes feitios, cores e penteados, assim como roupas e acessórios para os seus tamanhos. Gatos, coelhos, elefantes e outros animais são outras opções possíveis. Mais recentemente, a marca tem vindo a apostar em bonecos com traços característicos das pessoas com base em fotografias.

Bonecas Matilde Beldroega

A Science4you quer promover junto dos mais pequenos um maior conhecimento sobre o ambiente e, por isso, tem vindo a lançar brinquedos nesse sentido. As estufas de morangos, meloas e ervas aromáticas são alguns dos exemplos.

A responsável de Comunicação e Marketing Digital, Joana Silva, refere que “o objetivo é aliar a diversão e o conhecimento à aprendizagem pela ciência”. Com estas estufas, a marca procura estimular o contacto das crianças com a natureza, de forma didática.

Assim, as crianças ficam a conhecer todo o processo de cultivo, a plantação, o desenvolvimento e acompanhamento do crescimento, podendo, no fim, colhê-las e saboreá-las sem esquecer o aproveitamento do que resta desses alimentos saudáveis.  

Estufa de Morangos Science4you

Com estas ideias, aprender é divertido! E sustentável.