Recicla

Carolina Loureiro: “Tento aproveitar esta exposição para ensinar boas práticas”

É apresentadora, atriz e vai ser uma das protagonistas da novela da SIC, Flor de Sal, com estreia marcada para setembro. Paralelamente, é uma influenciadora e usa as redes sociais como plataforma de partilha dos seus gostos pessoais, campanhas publicitárias e viagens, muitas viagens. Com 26 anos, faz reciclagem, poupa no consumo da água e tenta influenciar os seus mais 500 mil fãs no Instagram a fazerem o mesmo

Faz reciclagem? De que forma e há quanto tempo?
Há vários anos que faço a separação do lixo em casa e tento também reutilizar materiais sempre que posso. Por vezes, as pessoas não têm noção daquilo que deitam fora.

De que forma faz essa reutilização?
Duas das minhas maiores dicas são aproveitar todos os potes de vidro que ficam de alguns alimentos para armazenar outros e ainda levar sacos de pano para o supermercado, evitando os de plástico.

Além da reciclagem, que outros hábitos amigos do ambiente tem?
Tento andar sempre com uma garrafa de água de vidro e enchê-la ao longo do dia, em vez de estar constantemente a abrir garrafas de água pequenas de plástico. Não só reduz o meu consumo de plástico como me ajuda a beber mais água. Comprei escovas dos dentes de bambu e deixei de usar palhinhas de plástico.

Onde é que normalmente vai buscar informação sobre este tema?
Hoje em dia acho que o difícil é não encontrar informação sobre práticas sustentáveis. Só não fica informado quem não quer. Todos os dias encontro um artigo a falar sobre hábitos sustentáveis, reciclagem e práticas para tornar um mundo melhor – ultimamente tenho lido muito sobre a limpeza das praias, por exemplo. Aprendo sempre algo novo.

Tenta também influenciar quem a rodeia, não só família e amigos como os seus seguidores?
Sim, acho que é uma obrigação minha enquanto pessoa com alguma exposição mediática tentar aproveitar esta exposição para partilhar boas práticas. É curioso porque muitos seguidores já conhecem esta minha vertente e por vezes enviam-me questões a perguntar o que é que eu faço para eles também aplicarem. Tento responder sempre a todas as questões e faço-o com um sorriso nos lábios.

Três hábitos sustentáveis dos quais já não abdica.
— Não compro fruta que esteja embalada em plástico;
— Levo sempre o meu saco de pano para o supermercado;
— Estou muito atenta ao meu consumo de água na rotina diária, tal como na limpeza da loiça, escovar os dentes ou no banho.

Adicionar comentário