Recicla

Casa Agrícola da Levada implementa “Passaporte ambiental” para hóspedes

Na mesma família desde a fundação, em 1910, a Casa Agrícola da Levada, uma unidade de turismo de habitação, em Vila Real, tem implementado, nos últimos anos, uma política ambiental responsável. Neste âmbito, as diversas medidas adotadas, os seus resultados e variada informação sobre a fauna e flora, vão passar a constar de um “Passaporte ambiental”. Em finalização, este “passaporte”, além de informativo transforma-se num jogo para crianças. As que colaborarem na compostagem poderão ir à horta colher legumes e as que trouxerem restos da comida vegetariana para as galinhas são recompensadas com um ovo fresco! Se identificarem árvores, arbustos e aves, o “prémio” pode ser a fruta da árvore ou um carimbo no passaporte.

Ao nível dos resíduos, fornece-se sabonete artesanal local em dispensadores, em vez das embalagens individuais. Instalaram-se pontos de reciclagem e compostagem, substituíram-se os minibares e reduziram-se as embalagens abrindo uma Honesty Shop com produtos da região e artigos de higiene ecológicos, como escovas de dentes em bambu. Reduziu-se “em 60%” o lixo comum produzido.

Painéis fotovoltaicos geram 30% da eletricidade, sendo que só se usam lâmpadas LED e os eletrodomésticos são os de maior eficiência energética. Devido ao uso de pellets e de lenha da floresta sustentável para aquecer a casa, a pegada carbónica fica “bastante abaixo” da média hoteleira, rondando os 7.1 kg Co2 por quarto/dia. A água das minas e da chuva aproveita-se para a manutenção dos jardins e piscina, encaminhando-se o excedente para o rio, e há dispositivos de redução de caudal nas torneiras e chuveiros. As roupas de cama e toalhas mudam-se de quatro em quatro dias e seca-se a roupa ao sol. Todos os produtos de limpeza têm certificação ecológica.

Nesta propriedade com jardim, pomar, vinha e floresta, incentiva-se os passeios pedestres e de bicicleta e faz-se produção biológica de vegetais, frutas e ovos para consumo dos hóspedes. O estrume dos animais e o fertilizante bio da compostagem favoreceram ainda o regresso de pirilampos, outros insetos e animais selvagens. E, com a presença das abelhas, a polinização ganha consistência, gerando-se mais fruta. Na Casa Agrícola da Levada estão disponíveis quartos no edifício principal, mas também estúdios, com kitchenette, e casas independentes.

Casa Agrícola da Levada: Rua da Capela Nascente, 1, Timpeira, Vila Real. Tel. 259322190