Recicla

Casa inteligente, casa eficiente

Sabe quais são os equipamentos em sua casa que consomem mais energia? Com o sistema de gestão energética Cloogy pode controlar os seus aparelhos e descobrir onde e como pode poupar.

As novas tecnologias oferecem, cada vez mais, equipamentos e soluções inteligentes capazes de nos facilitar a vida. A hora de fazermos uma melhor gestão energética em nossa casa não é exceção. É a isto que se propõe a marca Cloogy, um sistema de fácil utilização que recolhe e disponibiliza informações sobre os aparelhos domésticos ligados à rede elétrica, permitindo-lhe, remotamente, otimizá-los e gerir os consumos energéticos. Pode, por exemplo, definir os seus horários de funcionamento, ligá-los e desligá-los, e conhecer, em tempo real, o consumo de cada um e as poupanças conseguidas, que podem chegar a 25% da sua conta de eletricidade. O controlo é realizado através de apps intuitivas, disponíveis para iOS, Android e Windows Phone, e  de um portal web acessível a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone.

O Cloogy é, pois, acima de tudo, uma solução plug and play residencial, adaptada ao mercado SOHO (Small Office Home Office). A ideia, 100% portuguesa, surgiu em 2012, na altura pela mão da ISA Energy.

Desde essa altura, o sistema tem vindo a evoluir também de acordo com as sugestões dos clientes, que, diz José Sousa Castro, marketing manager, interagem “bastante” com a empresa, tanto em termos de pedidos como de sugestões de melhoria. “Esta importantíssima relação biunívoca fez com que o Cloogy seja hoje uma solução robusta que responde à necessidade de monitorizar e controlar a energia consumida por cada um nas suas casas”, sustenta.

A título de curiosidade, a tecnologia e os serviços disponibilizados por esta empresa de Coimbra, incluindo a instalação de 40 kits de eficiência energética Cloogy Home, estiveram na génese da primeira “Aldeia Inteligente de Montanha” do país, que surgiu, em 2016, no Sabugueiro, no concelho de Seia, em plena Serra da Estrela.