Recicla

Cinco passos para uma passagem de ano eco-friendly

O novo ano traz consigo a promessa de uma nova vida. Assim sendo, sugerimos que comece já a fazer a diferença na festa de fim de ano.

Tanto os preparativos, como o próprio jantar, podem ser mais amigos do ambiente, para que comece 2020 da forma mais sustentável possível. Siga as nossas dicas:

  • Evitar os descartáveis. Normalmente, o último jantar do ano junta várias pessoas no mesmo espaço. Com tantos copos, pratos e talheres necessários há quem pense automaticamente em optar por louça descartável. Pode ser prático, mas não é sustentável: o ideal é escolher louças reutilizáveis. E depois reciclar os que forem de utilização única.
  • Não desperdiçar. Sabemos que, se for o anfitrião, vai quer preparar o melhor jantar possível para os seus amigos e familiares. Como forma de evitar o desperdício alimentar, planeie a refeição que quer servir de forma consciente. Faça uma lista para comprar apenas aquilo que precisa. Se houver sobras, não se esqueça que a palavra de ordem é reaproveitar – faça um brunch no primeiro dia de 2020, por exemplo.
  • Jantar sustentável. Já que falamos em comida, por que não opta por utilizar apenas produtos nacionais na sua festa? Consegue encontrá-los em muitas superfícies comerciais, mas também nos tradicionais mercados.
  • Decorações ecológicas. Se é daquelas pessoas que considera que a decoração certa faz a diferença numa festa tão especial como a de fim de ano, opte por fazer os seus próprios ornamentos. Desde bases de copos em formato de estrelas, até aos adereços que utiliza para tirar fotografias, como cartolas, laços e copos, todos feitos a partir de papel reutilizável, o que é preciso é uma boa dose de criatividade.
  • O look perfeito. Para os amantes de moda, temos uma proposta a fazer: nesta passagem de ano não compre roupa nova. De certeza que tem por casa peças que consegue conjugar para um conjunto perfeito para esta noite. Se precisar de um pequeno apontamento, experimente procurá-lo em lojas com roupa em segunda mão.

Subscrever Newsletter