Recicla

Comece 2020 em beleza

Pode não ter sido um desejo de ano novo, mas, certamente não abdica dos cuidados consigo. Como sabemos que também não abdica dos cuidados com o ambiente, deixamos algumas ideias para um 2020 em beleza e sustentável.

É natural que, no Natal, tenha recebido como prenda alguns produtos de cosmética: um perfume, um creme… Ou que queira aproveitar os saldos deste início de ano para se mimar. Mas, antes de mais, pergunte: “Será que preciso mesmo de mais este produto?”. É que o consumo responsável é um ingrediente da sustentabilidade.

Se a resposta for sim, escolha uma marca que seja também ambientalmente responsável. Não vai ser difícil: há cada vez mais marcas a optar por matérias-primas e por embalagens e formatos sustentáveis. A começar pelas que só usam fórmulas não testadas em animais, como a The Body Shop, a Urban Decay e a Too Faced Cosmetics (ambas da Sephora). Outras estão a investir em linhas à base de ingredientes naturais: é o caso da Garnier. Há marcas portuguesas no mesmo caminho: na Organii é tudo bio. 

E se pudesse usar uma embalagem uma e outra vez, sem renunciar ao seu produto preferido? A pensar nisso, algumas marcas adotaram o sistema de recarga:  a Rituals é uma delas, oferecendo esta alternativa no creme de corpo e no sabonete de mãos; e a Benamôr é outra delas, disponibilizando uma garrafa de alumínio que pode, depois, ser enchida com gel de banho, sabonete líquido ou loção de corpo.

Seja qual for a sua opção, não se esqueça de dar um final feliz às suas embalagens: a reciclagem. As de plástico, já se sabe, vão para o ecoponto amarelo e as de vidro para o verde. As caixas de cartão que habitualmente envolvem os produtos devem ir para o ecoponto azul.

Mas, se quiser levar a sustentabilidade ainda mais longe, pode tentar fazer os seus próprios produtos. Aqui ficam algumas “receitas”:

  • Sabonete.  Quadrado, redondo ou oval, fazer o próprio sabonete tem outro aroma… Para esta receita, vai precisar de base de glicerina, óleo de amêndoas e cravinho em pó. Primeiro, derreta a glicerina numa panela, em lume baixo. Quando estiver com uma textura líquida, acrescente algumas gotas de óleo de amêndoas e duas colheres de café de cravinho. Misture tudo até ficar com uma textura homogénea. Coloque um pouco desta mistura dentro de uma forma retangular, deixe arrefecer por uns instantes e depois cubra com o resto. Depois de seco por completo, desenforme e está pronto a usar!
  • Creme hidratante. Pele brilhante, suave e bem cheirosa, quem não gosta? E se for feito por si? É fácil! Com meia chávena de manteiga de karité, meia chávena de manteiga de cacau, uma colher de sopa de cera de abelha, meia chávena de óleo de amêndoas doces, duas colheres de sopa de vitamina E líquida e 50 gotas de óleos essenciais. Derreta as manteigas e a cera de abelha em banho maria, deixe arrefecer um pouco e adicione os óleos, a vitamina E, e os óleos essenciais, misturando tudo e colocando no frigorífico por algumas horas para que arrefeça. Quando a mistura já não estiver líquida, bata tudo, com a ajuda de uma varinha mágica. E está pronto a aplicar!
  • Pasta de dentes. Se uma das suas resoluções para este ano foi sorrir mais, se fizer a sua própria pasta de dentes ficará com um sorriso ainda mais brilhante e especial. Vai precisar apenas de dois ingredientes: óleo de coco (três colheres de sopa), uma argila da sua preferência (uma colher de sopa) e água (cerca de duas colheres de sopa. Se quiser dar sabor à sua pasta de dentes pode adicionar dez a 15 gotas de óleo de hortelã. Misture tudo num frasco e deixe solidificar. Quando ficar com a consistência de pasta de dentes está pronta para ser utilizada.
  • Desodorizante. Para que os maus odores não o incomodem durante o dia, junte num frasco roll os seguintes produtos: 50 ml de leite de magnésia, dez gotas de óleo essencial de lavanda, dez gotas de óleo essencial de tea tree e cinco gotas de óleo essencial de sálvia. E está feito! Este desodorizante caseiro tem a durabilidade de um ano e, além de eliminar odores, também reduz a oleosidade da pele.
  • Esfoliante. Para ter o efeito de “pele nova”, basta misturar, até formarem uma pasta, dois ingredientes que tem em casa: pó de café moído (dez colheres de sopa) e azeite (dez colheres de sopa). Depois, é só aplicar. Este esfoliante natural tem propriedades antioxidantes, é anti-inflamatório e ainda ajuda a aumentar a produção de colagénio.
  • Champô. Dificilmente conhece alguém que não deseja ter um cabelo hidratado e brilhante. Para o conseguir, deite mãos à obra e reúna os seguintes ingredientes: uma chávena de bicarbonato de sódio, um quarto de uma chávena de abacate e 400ml de água filtrada. Não é complexo: coloque tudo num recipiente e misture bem até ficar com uma pasta com uma textura homogénea. Depois, só tem de aplicar no cabelo húmido e deixar atuar por uns minutos. Enxague bem e sinta o quão macio o seu cabelo ficou.
  • Máscara de cabelo. Para aqueles dias em que acorda com uma juba de leão no lugar do cabelo, nada melhor do que aplicar uma máscara hidratante. Com uma banana madura, três colheres de sopa de mel, quatro colheres de sopa de óleo de coco, duas colheres de óleo de amêndoas doces e uma colher chá de vitamina E, tem tudo o que precisa: bata estes ingredientes com uma varinha mágica e a sua máscara caseira está pronta para aplicar. Deixe atuar por 30 minutos, enxague e recupere o controlo do seu cabelo.

Seja qual for a sua opção, não deixe que a beleza ofusque a sustentabilidade!

Subscrever Newsletter