Recicla

Como fazer o seu ecoponto em casa

Mais de 50% dos resíduos que produzimos diariamente podem ser reciclados. E isso, garantimos, só depende de nós

A tarefa é mais fácil do que imagina. Se mais de metade dos resíduos que produzimos, todos os dias, podem ser reciclados, então a nossa missão é criar no lar um sistema que facilite a separação de cada um dos materiais de forma tão intuitiva como aquilo que já é colocado no lixo indiferenciado. As razões são simples: poupar os recursos naturais, poupar energia e reduzir a pegada de carbono, diminuir a quantidade de resíduos que enviamos para os aterros e prolongar a vida destes, entre muitas outras. Fazer a separação é a forma mais simples de participar numa cidadania sustentável.

Para tornar esta tarefa mais fácil, siga estas dicas:

  • Escolha o espaço onde vai colocar os recipientes: É na cozinha que se produzem mais resíduos, mas se não tiver aí espaço, escolha um canto da varanda, na despensa, por baixo do lava louça ou na marquise.
  • Para reciclar em casa, não precisa de ter o ecoponto da última geração. Se nenhum dos equipamentos que estão à venda nas grandes superfícies lhe enche as medidas, pode sempre construir o seu próprio ecoponto doméstico.
  • Escolha três recipientes para poder separar as embalagens ainda antes de as levar para a rua. Três baldes de plástico, 3 caixas de cartão, 3 sacos de compras, 3 cestos de verga, 3 caixas de madeira. Opções não faltam.
    • Naqueles que for necessário, forre com um saco de plástico para evitar que líquidos vertam e danifiquem o ecoponto.
    • Depois de encontrados os recipientes pode sempre personalizá-los: identificar bem a cor de cada um dos materiais (azul, verde e amarelo). Pode pintar com spray, pincel, colocar adereços (fitas, recortes de revistas, autocolantes, cartolinas, tecidos ou outros materiais que tenha em casa e já não utiliza). Dar largas à imaginação e personalizar o seu ecoponto.
    • Muito importante é deixar bem visíveis as regras de separação. Pode escrevê-las ou imprimir as regras que estão disponíveis no site da Sociedade Ponto Verde.

O ecoponto doméstico está pronto!

Falta só envolver toda a família e mesmo os amigos que vão lá a casa.

Não se esqueça que agora todas as embalagens já podem ser separadas por material: no verde colocam-se as embalagens de vidro; no azul as embalagens de papel e cartão e no amarelo, as embalagens de plástico, metal e pacotes de bebidas.