Recicla

Companhia das Culturas: um lugar para desligar a ficha e conectar com a natureza

Não há televisão nem música ambiente neste hotel em espaço rural, que foi pensado para ser ecológico, sustentável e orgânico

Desde a origem que este Ecodesign & Spa Hotel foi pensado para ser ecológico, sustentável, orgânico, amigo do ambiente e, mais do que tudo, um local onde é possível regressar às origens, olhar para dentro e desfrutar a companhia da natureza.

Nascido da reconversão de uma antiga casa agrícola, o projeto com assinatura do arquiteto Pedro Ressano Garcia privilegiou desde logo técnicas e materiais endógenos como a cal, o cimento afagado e a cortiça. Cada um dos nove quartos e suítes e quatro apartamentos segue a mesma linha, com mobiliário e objetos também recuperados conjugados numa decoração eclética de distintas origens e épocas.

Sempre presentes, as preocupações com a sustentabilidade desdobram-se também pelo aquecimento das águas, feito através de energia solar e pela recolha e recuperação de águas pluviais para a rega. É que lá fora erguem-se 40 hectares de pinheiro manso, sobreiros, alfarrobeiras, figueiras, oliveiras e laranjeiras que, além de proporcionarem um contacto único com a natureza envolvente desta zona algarvia, são terreno fértil para os produtos locais usados nas refeições. Ao pequeno-almoço aposta-se na política quilómetro zero e da “Dieta Portuguesa Sulitania”, de cariz mediterrânico, onde não faltam sumos naturais e bolos caseiros, enquanto as refeições servidas no restaurante da Companhia das Culturas se baseiam exclusivamente em produtos locais e da época, originários, na grande maioria, da horta ecológica e da dos vizinhos mais próximos. A carne e o peixe são também provenientes de produtores locais e complementados com opções vegetarianas e sem glúten.

Uma componente de respeito e ligação à natureza que se estende a outras características. Num convite ao recolhimento e ao relaxamento, não há televisão nem música ambiente, e o wi-fi está limitado aos espaços comuns. Dedique-se antes a desfrutar a piscina exterior de água salgada aberta todo o ano ou do “Hammam” imbuído dos aromas de esteva, rosmaninho ou marcela destilados na serra de Mértola, ou opte por massagens, ioga e meditação.

São Bartolomeu do Sul, Castro Marim. Tel.: 281513188