Recicla

Conheça a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa

A única Reserva Mundial de Surf da Europa encontra-se na Ericeira.  A qualidade e consistência das suas ondas, a sua história e a cultura de surf, assim como a riqueza e a sensibilidade ambiental são os trunfos desata vila piscatória do concelho de Mafra.

Ao longo de quatro quilómetros de costa e de um litoral caracterizado por falésias rochosas e praias com pequenas baías, as águas desta localidade possuem uma elevada biodiversidade. Mas o que aqui mais se procura são as ondas e os fenómenos em que elas surgem, que se revelam ideais para a modalidade do surf.

Da praia da Empa até à de São Lourenço, há sete ondas que desafiam surfistas de todo o mundo a lançar a prancha ao mar.

Conhecida internacionalmente por ser muito semelhante a Bells Beach, na Austrália, Ribeira d’Ilhas é a praia que atrai os curiosos que querem experimentar a modalidade. O facto de ter condições favoráveis ao surf em todas as marés permite a estreantes e a profissionais praticarem ao mesmo tempo.

A Cave, por seu turno, não é tão simpática para quem tem pouca experiência. Também conhecida por Sete Bafos, é uma das mais pesadas e perigosas. Recomenda-se apanhá-la em altura de maré cheia e com ondulação acima de um metro, pois a sucção que provoca quando rebenta pode ser tão intensa que quebra abaixo da linha de água.

Seguem-se ondas como a Pedra Branca, que se caracteriza por ser rápida e permitir apanhar tubos, que se formam quando o vento e a ondulação estão favoráveis; a Crazy left, também ela rápida e tubular; a Reef que se forma sobre uma placa de recife e cujo take-off é curto e acelerado, e a São Lourenço, que se pode surfar na praia com o mesmo nome e que é a última mais a norte desta reserva.

Deixamos para o fim aquela que é considerada mais bela das sete, cujo nome deriva também da denominação da praia: Coxos. É muitas vezes apontada como perfeita, por ser comprida e potente. Dadas as características do património natural ecológico da reserva, quer em termos de fauna e de flora, como de falésias e caminhos, todos os utilizadores procuram preservá-la, de forma a manter as praias e a sua envolvência o mais intactas possível.

Surfe também esta onda de sustentabilidade, vá até à primeira Reserva Mundial de Surf da Europa, conheça as suas praias, mas faça como os surfistas: não deixe lixo para trás.