Recicla

Conserve a natureza! Hoje é o dia

Estamos a 28 de julho e hoje é Dia Nacional de Conservação da Natureza. E Portugal, pela sua vasta diversidade paisagística, geológica e riqueza do ponto de vista da fauna e flora, tem muito para conservar.

Em Portugal, este dia foi instituído em 1998, como forma de homenagear o movimento associativo de defesa do ambiente. Mas a data não é só nacional: é assinalada a nível mundial, tendo a iniciativa partido da Assembleia Geral das Nações Unidas, no mesmo ano, com o objetivo de aumentar a consciencialização de todos para esta causa.

E é uma causa para a qual todos podem contribuir. Não só no verão, mas durante todo o ano há pequenos gestos que fazem a diferença. Veja como:

  • Não desperdice água. Aproveite o calor para reduzir o tempo dos banhos e opte por regar as plantas ao nascer do dia ou ao entardecer. Troque a mangueira pelo balde e não deixe torneiras abertas: lembre-se que o caudal doméstico deita cerca de 11 litros por minuto.
  • Poupe energia sempre que possível. Não deixe luzes acesas, nem aparelhos em “standby”, desligando-os das tomadas. Evite abrir as portas do frigorífico, congelador e mesmo do forno, quando está a ser utilizado, por mais de 20 segundos. Há muita energia que se perde neste pequeno período de tempo. Se tiver de trocar de eletrodomésticos, prefira os que são energeticamente eficientes.
  • Consuma de forma mais sustentável. Confirme se necessita mesmo do que está a pensar obter e evite comprar em excesso. Repense a sua alimentação, escolha produtos locais e da época. Ponha em prática a sua imaginação e reaproveite alguns objetos, dando-lhes novas funcionalidades.
  • Desloque-se mais vezes a pé, de bicicleta ou mesmo de transportes públicos. Ou opte por soluções de mobilidade elétrica ou partilhada. Quanto menos automóveis circularem, menos dióxido de carbono é libertado para a atmosfera.
  • Preserve a fauna e a flora. Não faça fogueiras, não arranque plantas, não deite lixo nos cursos de água.
  • Não deixe lixo nas matas e florestas. Os passeios na natureza fazem bem ao corpo e à alma, mas é importante que não deixe vestígios da sua passagem: leve um saco para guardar o lixo.
  • Recicle. Separe as embalagens: plástico e metal para o ecoponto amarelo, papel e cartão para o azul, vidro para o verde. A reciclagem permite a transformação de materiais, reduzindo a extração de novas matérias-primas e o consumo de energia.

Cuide do ambiente e ajude quem o rodeia a fazer o mesmo, partilhando estas dicas sustentáveis.