Recicla

Craveiral Farmhouse: abrandar no Sudoeste alentejano

O tempo corre devagar neste recente espaço que vive em constante diálogo com a natureza e a tranquilidade alentejanas

Era uma vez um advogado lisboeta que sonhava ser agricultor e um empregado de escritório que imaginava a vida ao livre. Juntos idealizaram — e concretizaram — este alojamento, uma história de sonhos, resiliência e respeito pela Natureza. Em comunhão com a vida rural, o Craveiral recria “a vida na quinta”, regressando às origens sem alienar o conforto da vida moderna. Aqui desfrutam-se os ritmos da terra com a calma dos dias que passam devagar e respirando o ar puro que envolve os nove hectares da propriedade.

Respeitar o meio onde se insere foi desde o início uma prioridade: o projeto foi alvo de um estudo prévio de impacto ambiental e a implantação dos edifícios foi estudada de forma a considerar, além das árvores existentes, as áreas mais sensíveis do solo. Durante a construção, nenhum terreno desnecessário foi desmatado e foram cortados apenas quatro pinheiros (por estarem doentes). Além disso, ao todo, a área construída ocupa apenas 4% dos nove hectares da propriedade.

Outra importante vertente ambiental é a reutilização de águas e resíduos: a rega da horta é feita com água do furo e as águas das chuvas são utilizadas na rega do paisagismo. Já as águas cinzentas (resultantes das lavagens) são alvo de tratamento e reutilização tanto nas descargas dos sanitários como na rega do terreno. O combate ao desperdício também é uma realidade diária, através da compostagem e aproveitamento dos excedentes da horta e do restaurante para alimentar os animais da quinta.

Com total respeito pelo ambiente, o espaço dispõe de um centro de bem-estar, uma horta biológica, um pomar, um charco natural mediterrânico, animais da quinta, um restaurante farm-to-table e um centro de interpretação da natureza, para fortalecer a relação entre os hóspedes e a terra.

A par das opções de alojamento — são 38 casas, de diferentes tipologias, divididas por quatro núcleos — pode fazer passeios a pé ou com os burros Cravo e Ferradura. Um projeto capaz de sublinhar como é possível ser bem-sucedido e ao mesmo tempo respeitar a sustentabilidade financeira, ambiental e as regras de urbanismo.

Craveiral Farmhouse
EM 501, Km 4, São Teotónio, Odemira
Tel.: 968671531