Recicla

De olhos postos no ambiente: 10 documentários que não pode perder

Porque sensibilizar para a causa da sustentabilidade nunca é demais, deixamos duas mãos cheias de sugestões de documentários que alertam para os riscos que o ambiente enfrenta. Se ainda está de férias, aproveite para ver ou rever. Se já não está, fica o convite para uma pausa de olhos colocados no ecrã.

  • Uma Verdade Inconveniente. Pode dizer-se que é um clássico, pois foi realizado em 2006 pelo cineasta Davis Guggenheim, que acompanha o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore no circuito de palestras que deu para consciencializar o público para o aquecimento global.
  • Home, o Mundo é a Nossa Casa. É um alerta do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand para temas como a perda da diversidade, a globalização da economia, o crescimento populacional e a pobreza. É de 2009, mas continua atual.
  • Chasing Ice. Com câmaras em modo time-lapse, o fotógrafo de natureza James Balog capta registos da alteração dos glaciares ao longo dos anos. Estava-se em 2012 e, desde então, o problema tem-se acentuado.
  • Trashed.  Jeremy Irons é o protagonista deste documentário de 2012 subordinado a uma pergunta: Qual é o destino do nosso lixo? A resposta é procurada em vários pontos do globo, a começar pela praia de Sidon, no Líbano, em que o ator surge no meio de torres de lixo.
  • The True Cost. O foco neste documentário de 2015 é a indústria de moda, com incidência nos métodos de produção em países como a India e o Bangladesh e no impacto da chamada fast fashion. A realização é de Andrew Morgan, que entrevista personalidades ligadas a este mundo, como a estilista Stella McCartney.
  • Before the Flood– É de Leonardo de Caprio, o ator-ativista que percorre o planeta para investigar as consequências das alterações climáticas de origem humana. Falando com algumas das pessoas mais influentes neste domínio, procura também descobrir o que está a ser feito para travar este fenómeno. Foi filmado em 2016.
  • A Plastic Ocean. É também de 2016 e, como o título indica, centra-se no impacto ambiental da deposição de plásticos nos oceanos. A lente é da realizadora Tanya Street.
  • Ice on Fire. De 2019, é o mais recente documentário de Di Caprio, convidando a uma viagem dos polos gelados aos desertos mais quentes para conhecer a atual crise ambiental e os cenários possíveis de reversão dos danos.
  • Minimalism. Explora a ideia de que viver com menos é ter mais e ser mais. Realizado em 2016, acompanha o processo de transformação da vida de Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, que passara do consumo material para o minimalismo.
  • É P’ra Amanhã. É um documentário português, em cinco episódios que convidam a uma viagem a um futuro sustentável. Os autores, Teresa Carvalheira, Luís Costa, Edgar Rodrigues, Pedro Serra, Verónica Silva e Francesco Rocca, fizeram-se à estrada para dar a conhecer pessoas e iniciativas que contribuem para um futuro mais sustentável.