Recicla

Deixar marca(s) na sustentabilidade

Há cada vez mais marcas a incorporar plástico reciclado nas suas embalagens. Conheça alguns exemplos.

Mas, antes, lembre-se: para que as empresas desenvolvam soluções alternativas, é necessário que tenham matéria-prima sustentável, o que, neste caso, implica que o plástico seja encaminhado para reciclagem.  Por isso, sempre que tiver embalagens deste material, coloque-as no ecoponto amarelo.

No entretanto, descubra algumas empresas que já estão a marcar pela diferença:

  • Água Serra da Estrela: O setor das águas tem tido uma especial preocupação com a sustentabilidade das suas embalagens e tem dado alguns passos nesse sentido. As garrafas de Água Serra da Estrela têm já a incorporação de 25% de PET reciclado.
  • Auchan: A sustentabilidade também se faz sentir no retalho. A Auchan Retail Portugal lançou um novo saco para transportar as compras que é 100% reciclado. Intitula-se Eco Circular e o nome diz tudo: é produzido a partir de resíduos de plástico separados nas lojas da marca, tornando-o reutilizável e reciclável.
  • Azeite de Moura: Ao celebrar o seu 65.º aniversário, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos colocou no mercado a primeira garrafa de azeite 100% reciclada e reciclável. A cooperativa entende que a tradicional embalagem de azeite raramente é reutilizada ou reciclada, acabando por ser descartada – o que quer enviar com esta solução.
  • CIN: Esta marca portuguesa de tintas já só disponibiliza nas suas lojas sacos com 80% de plástico reciclado. Todos os sacos contêm esta menção, bem como a mensagem “Recicle sempre”, ou não fosse esta uma iniciativa com o apoio da Sociedade Ponto Verde.
  • Coca-Cola: Através do projeto “Mares Circulares” – que tem como objetivo limpar a costa, as praias e os fundos marinhos em Portugal e Espanha – aquela que é, porventura, a bebida mais famosa do mundo recolheu plástico, que, depois de reciclado, serviu para produzir novas garrafas. Para já, foram 300, mas a marca compromete-se a que, até 2022, todas as suas garrafas de plástico sejam frbricadas com 50% de PET reciclado.
  • Continente: Nos supermercados da Sonae também há sacos 100% reciclados: são os sacos para lixo Eco, que incorporam plástico proveniente das operações das lojas e entrepostos da marca, o que permitirá uma poupança de 740 toneladas de plástico virgem anual.
  • Dove: ZERO |MENOS | MELHOR PLÁSTICO.Esta é a estratégia do fabricante de produtos de beleza e higiene corporal e passa pela substituição do plástico nos invólucros de sabonete, bem como pela adoção de plástico 100% reciclado nas embalagens de todas as gamas de produtos. Passa também pelo projeto de um novo formato de desodorizantes recarregáveis, em aço inoxidável.
  • Henkel: O fabricante mundial de detergentes produziu garrafas a partir de plástico quimicamente reciclado. Isto significa que estas embalagens incorporam resíduos de plástico misto, que, de outra forma, seriam impossíveis de reciclar.
  • Seventh Generation: Tornar o planeta mais sustentável para as gerações futuras é o que move esta marca que, ao longo dos últimos 30 anos, tem desenvolvido detergentes feitos apenas com plantas. Além disso, as embalagens são feitas a partir de materiais reciclados, sendo posteriormente, recicláveis. Todos produtos têm a certificação EU EcoLabel, que visa promover a economia circular, ao gerar menos resíduos e menos emissões de CO2 e incentivar a um uso mais racional de energia, água e embalagens.

Estes são apenas alguns exemplos. Fique atento ao mercado, porque há mudanças a caminho. E continue a reciclar as suas embalagens!