Recicla

Depois do café, reenergize as cápsulas

Depois de saborear o gosto de um bom café pela manhã, o que costuma fazer com as cápsulas? Deposita-as no lixo indiferenciado? Se sim, não repita esse gesto, pois as cápsulas de café podem ser recicladas.

É verdade. As cápsulas de café podem e devem ser recicladas. Mas onde colocá-las? Apesar de serem produzidas com alumínio e plástico, o ecoponto amarelo não é o destino correto: as cápsulas de café têm um circuito próprio para a sua reciclagem. Devem, sim, ser depositadas em ecopontos específicos que algumas marcas já possuem, quer sejam marcas próprias, quer sejam grandes superfícies comerciais.

A Nespresso, por exemplo, facilita o processo. Aquando da compra das cápsulas de café, oferece um saco verde onde pode depositar as cápsulas uma vez usadas e, depois, só tem de as devolver em qualquer loja da marca ou de parceiros. A empresa dá, assim, uma segunda vida às cápsulas, mas também ao café: é que as borras são utilizadas como adubo em campos de arroz, que depois é doado.

Outras marcas também começam a ter essa preocupação. É o caso da NESCAFÉ Dolce Gusto, da Delta Q e do Pingo Doce, que possuem pontos de reciclagem próprios. E a Bogani associou a inovação à sustentabilidade com cápsulas biodegradáveis.

Além da reciclagem, a reutilização é outra regra da sustentabilidade. Por isso, se for criativo, há uma panóplia de novos objetos que pode fazer com as cápsulas de café. Veja algumas das nossas sugestões:

  • Pequeno vaso. Para ter um pequeno jardim em casa, bastam cápsulas, um x-ato (para as abrir), uma base de madeira e cola quente. Abra as cápsulas e limpe os restos de café. Depois, com a ajuda de uma colher, coloque um pouco de terra dentro da cápsula e a planta que escolheu. Por fim, com cola quente, cole os pequenos vasos à base em madeira, e está feito!
  • Brinquedo. Talvez nunca tenha pensado nisso, mas as cápsulas de café podem entretê-lo. Como? Simples! Além das cápsulas, vai precisar de um pedaço de lã e de uma missanga. O primeiro passo, depois de limpar o interior da cápsula, é fazer um buraco na parte superior da mesma. De seguida, tem de passar o pedaço da lã no buraco que criou e dar um nó na extremidade. Uma vez feito, basta adicionar a missanga na outra ponta do fio, de modo a fazer peso. E depois é tentar encestar a missanga na cápsula.
  • Grinalda de luz.  Para dar um ar acolhedor à casa, junte os seguintes materiais: cápsulas, previamente limpas, um cordão de luzes LED, e um palito de metal. Comece por furar as cápsulas com a ajuda do palito de metal. De seguida, encaixe a lâmpada, empurrando bem para ficar bem firme. Repita o processo nas restantes cápsulas: brinque com as cores e personalize a sua iluminação.
  • Suporte para fotografia ou lembrete.  Esta é também uma ideia bastante fácil e prática. Além da cápsula, que serve de base, vai precisar de um arame de espessura média, para que se mantenha firme. Preencha o interior da cápsula com um material mais pesado, como plasticina, espete o arame no topo, enrole a ponta em caracol e é só prender a recordação das férias ou o recado que quer deixar para a família.

Ideias não faltam. O importante é dar nova vida às suas cápsulas!