Recicla

Desejos para 2021? Quanto mais verdes, melhor

2021 está a chegar e para entrar num ano realmente novo há com certeza ideias e resoluções que está a pensar adotar. Se nessa lista colocou a hipótese de se tornar mais sustentável, parabéns!

Adotar hábitos mais sustentáveis não tem de significar mudar radicalmente a rotina ou o estilo de vida. Há pequenos gestos que se pode ir introduzindo e que fazem muita diferença. Deixamos-lhe 12 ideias verdes para estreitar laços com o planeta.

1- Reciclar mais e melhor
Fazer a separação dos resíduos tem diversas vantagens. Além de dar a oportunidade de criar novos produtos provenientes de desperdício de outros, ajuda o planeta a poupar energia e recursos que são finitos.

2- Reaproveitar materiais não recicláveis para criar coisas novas
Coloque a sua imaginação à prova e dê uma segunda oportunidade aos objetos que tem em casa e que não podem ser reciclados. Deixamos-lhe várias ideias aqui.

3- Dedicar-se a causas solidárias
O planeta precisa de todos. Não só no Natal, como no resto do ano, podemos dedicar-nos a causas solidárias. Doar roupa, brinquedos ou livros de que já não precisamos, mas que ainda se encontram em bom estado pode ajudar quem precisa e ao mesmo tempo prolongar o tempo de vida desses objetos.

4- Fazer uma pequena horta
Como já aqui falamos, adaptar um cantinho no jardim ou no terraço para ter uma pequena horta ajuda a uma conexão mais profunda com a natureza e permite obter, sem ter de sair de casa, pequenos produtos de forma biológica, como, por exemplo, ervas aromáticas.

5- Aprender a compostar
E qual a melhor forma de alimentar a sua horta? Através de adubo natural produzido com os seus próprios desperdícios alimentares. Compostar reduz a emissão de gás metano e a redução da inceneração de lixo orgânico, além do que devolve à terra a matéria orgânica de forma útil.

6- Desperdiçar cada vez menos na cozinha
Nem sempre é tarefa fácil, mas é preciso travar o desperdício alimentar criado diariamente. Felizmente há inúmeras receitas e ideias do que se pode fazer com sobras de refeições, como já aqui mostramos.

7- Fazer deslocações cada vez mais verdes
Para reduzir a pegada de carbono com as deslocações é possível optar por transportes mais ecológicos. Andar mais vezes de transportes públicos, percorrer pequenas distâncias a pé ou de bicicleta, ou ainda optar por um carro elétrico são algumas das formas mais verdes de o fazer.

8- Comprar de forma mais consciente
Outra forma de tornar a vida mais sustentável é reduzindo. Fazer o exercício de pensar duas vezes antes de comprar e questionar se o que está a adquirir é mesmo essencial. Outra forma de contornar a necessidade de compra é recorrer a produtos em segunda mão. O planeta agradece e a carteira também.

9- Usar sacos reutilizáveis para as compras
Pode parecer pouco relevante, mas faz muita diferença, sobretudo no impacto que esta ação tem nos oceanos. Utilize sacos reutilizáveis quer para as compras gerais, quer para as compras de frutas e legumes.

10- Preferir produtos sustentáveis
Comprar produtos locais ou artesanais é adquiri-los de forma sustentável. Porquê? Porque são feitos em pequena escala, beneficiam os pequenos produtores e a pegada carbónica causada pelo seu transporte é também reduzida. Produtos reutilizáveis, biológicos e que não recorram a testes a animais são também opções mais ecológicas.

11- Associar-se a atividades mais ecológicas
Sejam limpezas de praias, ou de florestas, projetos de reflorestação, ou de preservação da biodiversidade, faça parte de causas com impacto positivo no ambiente e inspire os seus amigos e familiares a fazer o mesmo.

12- Fazer turismo sustentável
O ano que agora termina obrigou muitos viajantes a repensar a forma como fazem turismo. Quer procure descobrir uma região perto de si, quer seja numa paragem mais longe de casa, quando for, opte por transportes públicos ou caminhadas, não deixe lixo, nem a sua marca na natureza.

Deixe-se inspirar e comece o ano novo com desejos mais ecológicos.