Recicla

Dia Mundial do Ambiente. Vamos todos celebrar?

A 5 de junho assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Os governos reúnem-se para delinear estratégias e, em todo o mundo, o dia é assinalado com eventos que ajudem a pensar que é sempre possível fazer mais

O Ambiente devia ser celebrado todos os dias, mas é no dia 5 de junho que todas as festas se juntam numa só.

O Dia Mundial do Ambiente surgiu em 1972 durante uma Conferência das Nações Unidas que tinha como tema o Meio Ambiente Humano. Este encontro teve como principal objetivo sensibilizar a população e os governos para a forma como as questões ambientais são tratadas. E como um tema tão importante como este não deveria ficar restrito a um só evento ficou estabelecido que, a partir daí, todos os anos o planeta iria juntar-se para celebrar, a 5 de junho, o Ambiente.

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente em mais de cem países, com variadas atividades programadas em função desse tema.

Este ano, com a “poluição do ar” como tema, as Nações Unidas decidiram assinalar o dia com a criação de um site especial, uma espécie de mapa interativo de eventos que assinalem o dia. Além disso, foi criado um movimento que desafia os cidadãos a publicarem fotografias e vídeos nas redes sociais com a cara ou a boca tapadas, como forma de pedir aos governantes uma ação mais eficaz para melhorar a qualidade do ar.

Em Portugal, a data é assinalada com eventos em vários pontos do país, principalmente junto de crianças, aqueles que melhor absorvem a informação e que melhor a podem pôr em prática no dia a dia. Em Lisboa, por exemplo, a Feira do Livro vai ser aproveitada como palco para atividades de sensibilização ambiental e a própria Sociedade Ponto Verde vai marcar presença com a ativação da plataforma digital Academia Ponto Verde, dirigida a crianças do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e professores. Apresenta-se como uma importante ferramenta educativa, repleta de conteúdos que vão aumentar o grau de sensibilização ambiental dos alunos e, ao mesmo tempo, incentivar à reciclagem. Nesta plataforma, os professores encontram todos os conteúdos necessários para lecionar uma aula sobre este tema ou desenvolver iniciativas, quer no recinto escolar, quer envolvendo alunos e comunidade local em prol da reciclagem das embalagens. Os alunos têm neste site conteúdos divertidos, em vídeo e quizz, para que possam facilmente apreender mais sobre estes temas.

Ainda na Feira do Livro, vão ser entregues prémios relativos aos concursos desenvolvidos durante o ano letivo pelos programas de educação ambiental “Lisboa Limpa Tem Outra Pinta” e “Escola a Escola Pró Ambiente”. Além disso, vai haver um cantinho de plantações feito com materiais reciclados e um quiz ambiental, através do qual vai poder saber se o seu estilo de vida é ambientalmente sustentável.

A um nível mais formal, mas igualmente importante, sabe-se já que o Conselho de Ministros de dia 6 de junho será dedicado ao Ambiente. A intenção do executivo é privilegiar novos projetos que aproveitem melhor a energia térmica (em detrimento das centrais dedicadas à produção de eletricidade).