Recicla

Dicas sustentáveis no escritório ou em teletrabalho

Agora que as férias de verão estão dadas por terminadas, quer já tenha voltado ao escritório, quer ainda se mantenha em teletrabalho, são muitos os gestos que, parecendo pequenos, podem fazer toda a diferença para o planeta.

Preparado para regressar de uma forma mais sustentável? Então, mãos à obra!

No escritório

  • Opte por ir de uma forma sustentável. Existem várias opções, como a bicicleta e a trotineta elétricas, os transportes públicos ou mesmo uma caminhada. Seja qual for a sua escolha, prefira contribuir para a diminuição de emissões de CO2 para a atmosfera. Outra forma ecológica é partilhar o carro e a viagem com um colega, sobretudo no caso de o local não ser abrangido pelos transportes coletivos.
  • Se usa água da torneira ou tem um dispensador de água, evite os copos descartáveis, utilizando uma garrafa de água reutilizável ou mesmo uma caneca.
  • Faça reciclagem e encoraje os seus colegas a adotar a mesma prática. Separar as embalagens é mais uma ação sustentável a adotar. Recicle tanto as embalagens de alimentos que consome durante o dia, como outras embalagens resultantes da atividade do escritório.
  • Se almoçar num refeitório ou copa, diga não aos itens descartáveis e evite as embalagens de take away. Por outro lado, se levar almoço de casa, utilize caixas e talheres reutilizáveis, para evitar mais lixo.
  • Torne a sua documentação virtual, evite impressões desnecessárias e, sempre que sobrem folhas de papel, utilize-as como rascunho antes de as colocar na reciclagem.

Em teletrabalho

O teletrabalho, pelo facto de evitar pelo menos duas deslocações diárias, torna-se por si só uma ação sustentável, mas há mais gestos que custam muito pouco e ajudam o planeta:

  • Por exemplo, aproveite a luz natural do seu posto de trabalho. Assim evita horas excessivas com as luzes artificiais ligadas. Quando tal não for possível, não se esqueça de as desligar quando sair da divisão.
  • Os dispositivos eletrónicos também devem ser desligados e não ficar em standby ou ligados à corrente, para não gastarem energia desnecessariamente.
  • Dê um ar mais verde à sua área de trabalho. Pode parecer pouco relevante, mas ter plantas naturais, não só melhora a qualidade do ar, como estimula a produtividade.
  • Recicle mais e reduza o seu lixo. Em teletrabalho é mais fácil apercebermo-nos dos excessos do dia a dia. Aproveite para aprender a reciclar, separar mais embalagens e comprar de forma mais consciente.

Onde quer que trabalhe, faça do verde a cor de eleição do seu espaço. Falando sustentavelmente, claro!