Recicla

Do desperdício se fazem sumos

Pode dizer-se que os sumos de fruta já são banais. Mas, e se lhe sugeríssemos espremer o desperdício ao máximo, usando as cascas?

Já aqui lhe mostrámos a importância da sustentabilidade alimentar, partilhando vários projetos que têm como missão o combate ao desperdício: é o caso do projeto Fruta Feia e da aplicação Too Good to Go, só para nomear dois. E também dando a conhecer algumas vozes públicas que procuram influenciar a mudança de hábitos.

A RECICLA tem, igualmente, sido espaço para a partilha de dicas práticas de como reduzir o desperdício, aproveitando, ao máximo, os alimentos. Desta vez, sugerimos que tire o melhor partido das cascas da fruta.

As vantagens são várias, a começar pelo ambiente, pois, ao evitar que as sobras alimentares acabem no lixo, evita-se também que a sua decomposição produza gás metano, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

Seguem-se as vantagens para a saúde, uma vez que as cascas da fruta são ricas em fibra, o que ajuda a regular o trânsito intestinal, e também em múltiplas vitaminas, além de ajudarem a saciar a fome.

Mãos à obra, então.

Antes de começar qualquer receita, certifique-se de que a fruta e as cascas foram devidamente lavadas, recorrendo, se necessário, a hipoclorito de sódio.

Para fazer sumo de casca de maçã irá precisar das sobras de seis maçãs, excluindo as sementes, da casca de uma laranja e de um litro de água. Junte tudo no liquidificador e no final, antes de servir, filtre para remover algum pedaço que não tenha sido dissolvido.

Se optar por um sumo de casca de manga, para uma dose individual vai precisar das cascas de três mangas, de um litro de água e de açúcar e mel. Liquidifique o que sobrou da fruta em conjunto com a água. Acrescente mel a gosto e aproveite a máquina para o envolver no sumo. Antes de servir, coe o líquido e acrescente um pouco de açúcar, se necessário.

Também pode aproveitar as cascas da melancia para um refresco de verão. Comece por cortá-las aos cubos até encher três chávenas, acrescente quatro colheres de sopa de hortelã picada, uma chávena de açúcar e meia de sumo de limão. Junte e liquidifique. Antes de servir este sumo de cascas de melancia, coe e acrescente umas pedras de gelo.

É sabido que o calor pede bebidas frescas. Mas, aproveite para se refrescar com algo saudável e  benéfico para o ambiente.