Recicla

Dos óleos nascem as melhores velas do mundo

Chama-se The Greatest Candle in the World e é um projeto português de economia circular que promete as velas mais ecológicas do mundo.

Provavelmente, quando está entre tachos e panelas, não pensa que pode reutilizar os óleos vegetais e os azeites alimentares para criar, a partir deles, velas decorativas e mais ecológicas. Mas pode. Aliás, esta foi a ideia que surgiu no grupo de amigos de Rui Monteiro quando se aperceberam de que um litro daqueles produtos podia contaminar até um milhão de litros de água.

Daí nasceu a O2W – Oil 2 Wax, em português “do óleo à cera” – empresa sediada na Marinha Grande, apostada em fazer as pessoas apaixonarem-se pelos seus resíduos, contribuindo para um futuro mais sustentável e materializado uma economia circular em ambiente doméstico.

O lado visível desta missão é a “The Greatest Candle In The World”, uma vela decorativa e aromática que, ao utilizar óleos e azeite como matéria-prima, pretende minimizar o consumo de energia e de recursos naturais, evitando o impacto ambiental gerado por aqueles produtos, especialmente nos ecossistemas marinhos.

Por todas estas razões, dizem que são as mais ecofriendly do mundo. É que, segundo o fundador da marca, estas velas têm “uma mão cheia de vantagens em comparação com as restantes: salvam a água da contaminação dos resíduos de óleos vegetais e azeites, evitam o consumo de recursos naturais, são neutras em emissões de carbono, são seguras para os seus utilizadores e são feitas pelos seus utilizadores”.

É verdade! Se quiser pôr mãos à obra pode fazer a sua própria vela. A marca criou um kit “Faça Você Mesmo” que contém todos os materiais necessários para que possa dar asas à imaginação em família e criar velas decorativas. Desta forma, vai estar a contribuir para o desenvolvimento de uma economia circular no conforto do seu lar. E nesta altura em que ficar em casa é o melhor remédio, pode ser uma boa forma de ocupar o tempo: veja aqui como. E se ficar com vontade pode encomendar online.

A “The Greatest Candle In The World” não é apenas a melhor vela por ser sustentável, mas também o é por ser a mais personalizada que pode vir a acender.