Recicla

Esta NÜWA poupa água na produção de roupa

NÜWA é o nome da deusa que, segundo a mitologia chinesa, criou a humanidade e está genericamente associada à água. É também o nome de uma marca portuguesa empenhada em produzir peças de vestuário com materiais totalmente reciclados e 100% orgânicos.

Sediada no distrito de Braga, esta marca compromete-se em “dar à moda um significado verde”, sendo esta a sua missão. “A NÜWA posiciona-se, desde a sua génese, como elemento ativo na construção de uma economia circular na indústria da moda com a ética e a consciência que o planeta nos exige”, afirma a CEO, Catarina Lopes.

Deste modo, com o propósito de economizar o máximo de água possível, procura produzir as suas roupas com fio reciclado e garrafas PET.

“O algodão, como o conhecemos, necessita de grandes quantidades de água para crescer”, explica Catarina Lopes. No entanto, a utilização de matéria-prima reaproveitada evita recorrer a uma nova plantação, sendo possível poupar os recursos inerentes a esse processo.

Para a produção de peças de vestuário, a NÜWA reutiliza o lixo têxtil de várias fábricas. Este é recolhido e conduzido para um processo mecânico de reciclagem, que fia novamente os fios de algodão. Antes da fiação, os desperdícios são separados por cor e submetidos a um processo de trituração para que, depois de transformados em fibra, já apresentem a cor final. Com este processo, deixa de ser necessário recorrer à tintura, “uma das fases mais poluentes” da produção, refere Catarina Lopes.

Para garantir a qualidade, ao fio é adicionada uma outra fibra de suporte, proveniente da reciclagem de garrafas plásticas. Assim, graças à reciclagem, quatro destas embalagens de 60cl ganham nova vida numa t-shirt.

Catarina Lopes afirma que, com este processo de produção, é possível contribuir “para uma economia circular e de reaproveitamento dos recursos”, evitando que estes materiais acabem em aterros. Além disso, os produtos são envolvidos em embalagens ecológicas e tanto etiquetas como rótulos são livres de plástico.