Recicla

Estão a nascer cogumelos de borras de café

Podia tratar-se de um fenómeno natural, mas não é o caso. Na freguesia lisboeta de Marvila, a Urban Mushroom Farm está a reutilizar as borras do café para uma produção sustentável de cogumelos. Só em novembro já foram colhidos 500 quilos.

Estes cogumelos sustentáveis estão a nascer graças a uma parceria desenvolvida entre a Start-up NÃM e a Delta Cafés. Enquanto a recém-criada empresa desenvolveu a horta urbana, a marca de café recolheu, junto dos seus clientes, as borras, que, sendo um substrato limpo e rico em nutrientes, se revelaram um excelente alimento para os cogumelos.

Este processo acontece com recurso a recipientes próprios. A preparação de um café só utiliza 1% da sua biomassa, sendo os outros 99% considerados lixo e muitas vezes desaproveitados.

Esta iniciativa utiliza um método relativamente simples, que tem início quando a água quente passa pelo café e limpa as borras, no momento em que este está a ser extraído para a chávena. Posteriormente, estas são usadas como fertilizante natural para o crescimento sustentável dos cogumelos, que, depois de colhidos, são colocados à venda.

“Estamos muito satisfeitos com o projeto. Este é um compromisso que surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Delta Cafés, assente numa produção eco eficiente e no desenvolvimento de projetos sustentáveis”, refere o administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro.

Mas, não só de reutilização se fala neste projeto, uma vez que estes cogumelos crescem dentro de uma economia circular. Depois de prontos a consumir são vendidos a restaurantes, em mercados da cidade e na própria Urban Mushroom Farm. O composto que sobra e não é consumível é utilizado como fertilizante nutritivo e entregue em quintas locais para ajudar outros agricultores.

“Queremos provar que proteger a natureza também é criar valor para a comunidade e que conseguimos conciliar a economia com a ecologia, que é o maior desafio do nosso tempo”, acrescenta Rui Miguel Nabeiro.

De forma a passar a mensagem a mais pessoas, a NÃM desenvolveu ainda dois kits que permitem recriar este projeto em casa. Um deles inclui cogumelos e o substrato, sendo apenas necessário garantir o processo de humidificação e acompanhar o crescimento e a frutificação. O outro kit oferece a possibilidade de produzir cogumelos alimentando-os com as borras de café que se produzem em casa.

Aqui fica uma ideia em que pensar, da próxima vez que beber um café!