Recicla

Estas frigideiras têm lata e são sustentáveis

A reciclagem está, a cada dia que passa, mais presente nas nossas vidas e, com cada vez mais ideias a surgir, até já é possível cozinhar com frigideiras sustentáveis. Mas como?

Pois é. Já é possível adquirir frigideiras – sejam elas para que tipo de fogão forem, a gás, elétricos, placas de indução ou vitrocerâmicas – feitas com materiais totalmente reciclados.

A linha Actuel da Auchan, criada para produtos de cozinha e de casa, lançou recentemente um conjunto de frigideiras produzidas graças à reciclagem de latas de alumínio.

“’Nada se perde, tudo se transforma’, afirmou Lavoisier, e nós, na Auchan, pretendemos seguir esta máxima, ao utilizar material reciclado, transformá-lo em novos objetos, e sensibilizar os consumidores para a importância de uma economia circular”, começa por explicar o Responsável Oferta Universo Casa da Auchan Retail Portugal, Jorge Sousa.

Esta linha disponibiliza frigideiras de três tamanhos, uma com tampa, um grelhador e um wok, ambos de 28 centímetros, e duas caçarolas diferentes. Para produzir cada um destes artigos, segundo Jorge Sousa, são precisas, em média, entre 43 a 64 latas de alumínio.

“Desde setembro, já foram colocados para venda 4.600 produtos, o que equivale a cerca de 200 mil latas recicladas. Em 2021, prevemos triplicar esta quantidade, o que vai equivaler a cerca de 600 mil latas recicladas”, refere o responsável. Estas frigideiras têm um revestimento antiaderente e são embaladas em papel reciclado.

Estas frigideiras são apenas um dos muitos exemplos da reciclagem de alumínio. Mostram bem a versatilidade deste material e as vantagens da reciclagem: afinal, sem reciclagem e depositada no lixo comum, uma lata de alumínio leva 200 a 500 anos para ser decomposta. Sem contar no que implica em termos de consumo de energia: é que o alumínio é extraído de matérias-primas naturais, num processo que envolve o gasto de 14,5 kW/h de eletricidade para produzir apenas um quilo. Ora o alumínio obtido a partir da reciclagem de embalagens usadas precisa de apenas 5% dessa energia.

Além disso, este é um ciclo virtuoso, na medida em que o alumínio é 100% reciclável e pode ser reciclado vezes sem conta sem perder as suas características. Saiba mais aqui. São boas razões para depositar as suas latas de atum – mas também podem ser de refrigerantes e de salsichas ou patês – no ecoponto amarelo. Lembre-se disso da próxima vez que abrir uma…