Recicla

Estas Marias são sustentáveis

Mochilas, carteiras e bolsas, a No Season é a mais recente coleção da Maria Maleta, uma marca portuguesa de acessórios em pele, desenvolvida na UPTEC da Universidade do Porto. Esta nova linha de Marias, que é como quem diz de malas, conta com sete modelos sustentáveis, dos quais quatro totalmente vegan.

A marca existe desde 2013 e procurou desde sempre juntar ao seu ADN um cunho de sustentabilidade. A cofundadora, Daniela Marques, afirma que “a melhor forma de se ser sustentável assenta numa prática de consumo consciente, adquirindo produtos de qualidade e duradouros”.

Nesse sentido, recentemente lançou a No Season, assim chamada porque a marca acredita “na intemporalidade dos produtos e na durabilidade dos mesmos”. A criação destas Marias teve em conta várias preocupações ambientais. “A maior preocupação”, refere a cofundadora, foi com a escolha de matérias-primas que permitissem adicionar durabilidade ao produto e, ao mesmo tempo, utilizar de forma positiva uma economia circular”.

Esta nova coleção é feita de materiais reciclados, como têxteis provenientes de poliéster e plásticos reciclados (PES), anilina sintética totalmente biodegradável, e têxtil impermeável completamente reciclável. Além disso, os modelos podem ser utilizados de várias formas e as suas etiquetas incluem toda a informação relativa à produção, a fim de “dar resposta às exigências da era moderna, ao consumo transparente, informado e consciente”, refere Daniela Marques.

A marca tem vindo a adotar também outras medidas sustentáveis, como é o caso dos programas “Reuse” e “Repair”, em que, por um lado, as pessoas podem entregar a sua “Maria” para reciclagem, e até receber um vale por isso, e, por outro, podem reparar a sua mala, caso haja algum dano.