Recicla

Estes enfeites naturais são (cinco) estrelas

A quadra natalícia quer-se alegre e divertida, com enfeites e decorações pela casa fora. Mas, como se junta tudo isto sem prejudicar o ambiente? Este ano, para ajudar a dar apontamentos mais sustentáveis ao seu Natal, sugerimos que vá ao seu jardim ou a uma zona verde perto de si e que colha de lá enfeites naturais.

A ideia não passa por arrancar flores nem partir árvores, mas sim por reaproveitar pequenos troncos ou galhos de arbustos para serem usados na decoração. O objetivo é apenas apanhar do chão o que já caiu e dar-lhe uma segunda vida.

É com este mote que lhe deixamos uma ideia em forma de estrela. Que, consoante o tamanho, tanto pode ser para pendurar na árvore de Natal como para enfeitar qualquer outro espaço da casa.

Uma estrela grande

O primeiro passo é agrupar os paus por tamanho e grossura. Para fazer uma estrela vai precisar de cinco paus e um pouco de corda ou ráfia, para realizar os passos seguintes. 

Com todo o material a postos, comece por dispor dois paus num ângulo agudo. Até a ponta que os junta, sobrepondo um ao outro, e repita este processo mais uma vez com dois outros paus e disponha-os assim:

Por fim, utilize o pauzinho que sobra para o atar às pontas soltas. Se tiver luzes ou fitas a sobrar aproveite e dê brilho à sua nova estrela.

Estrelas pequeninas

Utilizando os mesmos passos, com galhos mais pequenos ou com o que sobrou dos ramos maiores que utilizou para criar uma estrela grande, pode também criar pequenos enfeites iguais para colocar na árvore de Natal.

Divirta-se em família a dar forma a estes enfeites naturais.

E já sabe: recicle, reaproveite o que for possível e evite o desperdício, porque, neste Natal, o melhor presente do mundo é um mundo melhor.