Recicla

Faça dos filmes decoração: reaproveite as suas VHS

Aproveitou o confinamento para mergulhar na arrecadação e pô-la finalmente em ordem? E encontrou algumas “antiguidades” como as cassetes VHS? Se não sabe o que fazer com elas, nós dizemos.

As VHS não podem ser colocadas nos ecopontos , mas, felizmente, existem imensas opções de reutilização e reconversão, para não acabarem no lixo indiferenciado. Seja com a própria cassete, ou apenas com a caixa que a protegia, aqui ficam algumas ideias de decoração e arrumação. 

Por serem, na maioria, pretas, conseguem enquadrar-se na estética de praticamente qualquer casa; além disso, o seu formato em paralelepípedo dá a oportunidade de as juntar e formar objetos interessantes.

Os cubos de parede, por exemplo. São uma espécie de prateleiras curtas feitas a partir de quatro destas cassetes. A sua montagem implica apenas cola e consiste em dispô-las de forma a formarem um cubo ligeiramente alongado. Fáceis de pendurar numa parede, estas pequenas prateleiras podem servir para expor CD, uma moldura, velas ou outros objetos relativamente leves.

Se tiver uma quantidade suficiente de VHS antigas em vez de um cubo, pode juntá-las de uma forma idêntica, mas para fazer um chapeleiro. Coloque uma na horizontal, a fazer de base, de seguida, vá colocando outras na vertical, de forma a fazer uma espécie de moldura ou de caixa sem tampa. Depois basta acrescentar, de forma idêntica, mais cassetes para criar altura. Quando terminar terá um novo espaço para colocar chapéus de chuva.

Pelo mesmo processo, mas utilizando duas VHS no fundo pode criar pequenas caixas para arrumações ou um porta-revistas. 

Também as caixas que envolviam as cassetes podem ter nova vida.

Aproveite-as como estojos para arrumar pequenas coisas. Quer sejam canetas e lápis, quer sejam materiais de costura ou bijuteria. Se forem transparentes permitem-lhe ver o que lá está dentro, mas, se preferir, pode sempre colar uma imagem alusiva ao que lá tem arrumado.

Uma outra opção é transformar estas caixas em molduras de parede. Depois de retirar o papel alusivo ao filme que a VHS continha, substitua por uma fotografia e cole ou pregue à parede. E, como abrem, no interior pode guardar chaves, por exemplo, ou pequenas recordações como bilhetes de concertos.

É uma questão de dar uso à imaginação.