Recicla

Faça um upcycling à sua casa

Quer mudar a casa, de uma forma sustentável, mas não sabe como? Que tal um workshop para se inspirar?

O primeiro passo é não se desfazer das peças sem saber se é possível reaproveitá-las. Desde roupas a móveis, passando por pequenos objetos, a verdade é que é possível dar-lhes uma nova vida.

Com esse objetivo, deixamos-lhe algumas sugestões de workshops onde pode aprender a reciclar o que tem em casa, ganhando novas peças, sem perder as memórias que possam estar-lhes associadas:

  • A Oficina Monstros é um atelier que abre a porta a todos os monos e móveis antigos, recuperando-os ou transformando-os, através da reciclagem e do restauro. Dá nova vida a móveis degradados de forma manual e tradicional, explicando o porquê no seu site: “Acreditamos que existem histórias que não devem ser apagadas pelo tempo, por isso, comprometemo-nos a recuperar memórias”. Para que todos possam aprender, aos fins de semana realizam-se workshops em que são ensinadas algumas técnicas tradicionais com um intuito de dar finais mais felizes ao mobiliário.
  • Alexandra Arnóbio, licenciada em Ciências Históricas, viu no upcycling uma forma de “ajudar a transformar pessoas” e de “contribuir para uma economia e uma sociedade cada vez mais circulares”. Nesse sentido, em 2018, criou o projeto Era Uma Vez onde passou a transformar objetos desconsiderados ou descartados em novas peças decorativas. Estendendo o seu know-how aos outros, organiza formações e workshops de sensibilização e incentivo a uma economia mais circular.
  • Também as peças de roupa mais antigas ou menos interessantes acabam, muitas vezes, por ser descartadas. Uma situação que a Vintage for a Cause quer combater. Criada em 2012, procura reaproveitar roupas em final de vida e também criar novas peças a partir de desperdício têxtil. Além disso, realiza vários workshops onde ensina a reparar e reaproveitar vários tipos de roupa.
  • Uma outra forma de reaproveitar recursos, ao mesmo tempo que se “relaxa” e “liberta a criatividade”, segundo a artista visual Margarida Girão, é através da colagem criativa. Se tem revistas e jornais antigos e não os quer desperdiçar, saiba que se podem transformar em verdadeiras obras de arte. Esta artista recorre aos processos de recorte e colagem nos seus trabalhos, mas também realiza workshops, onde passa a tesoura e a cola aos participantes.

São apenas algumas ideias. O importante é que se inspire e que junte criatividade e sustentabilidade para dar um final feliz aos objetos de que pensava desfazer-se. Mãos à obra, pois!