Recicla

Fava Tonka: um vegetariano ao sabor dos ciclos da terra

Em Leça da Palmeira, este novo restaurante quer ser a prova de que a cozinha de matriz vegetariana também pode ser saborosa, estética e até sexy

Confiar na origem dos alimentos e em quem os produz. É a partir da sazonalidade que se desenvolve a ementa deste restaurante de cariz vegetariano, dedicado a mostrar quão incrível, saborosa, estética e até sexy pode ser a cozinha sem carne nem peixe. Em Leça da Palmeira, este espaço recente assume uma cozinha “vegetariana, sazonal e orgânica, maioritariamente biológica” que quer impulsionar mudanças nos hábitos alimentares como a que experimentou o chefe Nuno Castro quando, há quase três anos, começou a introduzir cada vez mais vegetais e menos proteína na sua alimentação.

A proximidade entre produtor e cliente final é enaltecida, garantindo maior controlo e também mais qualidade aos ingredientes que chegam à mesa. São, aliás, os fornecedores, aliados aos ritmos da natureza, que ditam quais os produtos mais frescos e da época, prontos a integrar a carta. Praticamente, são todos nacionais: o mel biológico vem de Marco de Canavezes e o sal de Aveiro, os legumes e germinados são cultivados numa quinta às portas do Porto, o pão artesanal e de fermentação lenta é preparado em Custoias, o azeite tem origem em Vila Real, e os vinhos são biodinâmicos. Até a loiça em tons suaves é feita à mão pela Cerâmica Artística Vale do Neiva. O aproveitamento é, também, uma prática comum da casa, num esforço para tornar o desperdício próximo de zero. Uma política de gestão sustentável que reutiliza, por exemplo, aparas e cascas transformando-as em caldos, num exercício que pretende aproveitar todo o produto, do início ao fim. A matriz orgânica da cozinha espelha-se também na decoração do espaço, pontuado por madeira natural e muitas plantas, numa atmosfera verde e tranquilizante. A peça mais marcante é um enorme tronco, que faz as vezes de balcão, também ele reaproveitado a partir de uma árvore abatida na Trofa, por estar a levantar o alcatrão numa estrada e que aqui encontrou nova vida. “O elemento terra está sempre presente”, sublinha o proprietário, Ricardo Rodrigues.

Fava Tonka, Rua de Santa Catarina, 100, Leça da Palmeira
Tel.: 915 343 494