Recicla

Fazer brinquedos para levar o ambiente a sério

Sabia que hoje é Dia do Puzzle? Pois é. E nesta data que apela à brincadeira, propomos um “faça você mesmo” sustentável e divertido.

Qual é a criança que não quer um brinquedo novo? Provavelmente, nenhuma. Mas será que precisam mesmo ou será que, também aqui, é possível aplicar os princípios do consumo responsável? É possível, claro. E sem prejuízo da brincadeira. Basta deitar mãos à obra, reunir alguns materiais e juntar a família para fazer um (ou mais) brinquedo(s).

  • Jogo do galo. O clássico “jogo do galo” também pode estar sempre no bolso do casaco dos mais pequenos. Vai precisar apenas de três materiais: feltro, caricas e linha. Primeiramente, separe, pelo menos, oito caricas e pinte quatro de uma cor, e as restantes de outra. Numas desenhe uma cruz, e nas outras um círculo. Para fazer o tabuleiro, basta recortar um quadrado de feltro e fazer a quadrícula com agulha e linha.
  • Mesa de matraquilhos. O que acha de ter uma mesa de matraquilhos sempre à mão, para animar os miúdos durante as viagens de carro? Vai precisar de uma caixa de sapatos, quatro espetos de espetada, dez molas de roupa, uma bola de pingue pongue, e para decorar, cola e tintas. O primeiro passo é pintar os espetos, as molas, e a caixa de sapatos com a cor que desejar. Depois de tudo seco, fure as laterais da caixa com os espetos, e, com o auxílio de cola, adicione as molas que vão fazer de jogadores. Por fim, faça duas aberturas nas extremidades para criar as balizas. E é só jogar!
  • Fogão. Se o seu filho já é um entusiasta na cozinha, pode fazer-lhe um fogão. Vai precisar de uma caixa de cartão grande, tampas de garrafa, CD, cola quente, tintas e tecidos antigos. Comece por fazer a abertura que vai servir de forno. De seguida, escolha um pedaço de tecido antigo para forrar toda a estrutura. Aproveite para fazer o puxador do forno com o cartão que sobrou, pinte-o da mesma cor do tecido escolhido, e depois cole na abertura que criou. Pinte de preto as tampas de garrafas e cole-as na parte da frente do fogão (vão ser os botões). Já os CD velhos dão ótimos bicos de fogão: basta colá-los na parte superior.
  • Tambor. É possível fazer um tambor com latas. Qualquer uma dá: seja de tinta, seja de comida. Apenas vai precisar de um elástico e de balões. Corte um balão de modo a ficar apenas com a parte de cima, que vai servir de pele do tambor. Como forma de garantir que não sai do sítio, prenda-o com um elástico. Fazer as baquetas também é muito fácil: vai precisar de espuma, espetos de espetada e fita colorida. Volte a cortar um balão e a ficar com a parte de cima. Depois espete o espeto num pedaço de espuma e revista-o com o balão. Com a ajuda da fita, prenda tudo bem. Está feito e pronto para criar belas melodias.
  • Bowling. Aproveite os dias de sol para brincar fora de casa. Jogar bowling é uma ótima opção, e melhor se fizer o seu próprio kit. Apenas necessita de oito embalagens de iogurtes líquidos, oito bolas de pingue pongue, fita, cola, e uma bola de esponja. Comece por cortar pedaços da fita e e cole à volta do gargalo da garrafinha do iogurte, bem como a meio da mesma. De seguida, cole uma bola de pingue pongue no topo de cada garrafa, para que fiquem a parecer mesmo pinos de bowling. Depois basta alinhar os pinos e derrubá-los com a bola de esponja.

Desta forma, ao mesmo tempo que constrói um bom momento em família, também está a semear hábitos sustentáveis. Mas, se preferir comprar brinquedos, saiba que já existem alternativas à base de materiais reciclados e recicláveis. É que as marcas estão cada vez mais conscientes da necessidade de levar o ambiente a sério.

Subscrever Newsletter