Recicla

Gastronomia saudável e próxima “daTerra”

Todos os menus servidos nos restaurantes “daTerra” seguem o sistema buffet. Selecionam-se os “melhores vegetais, cereais, leguminosas e outros alimentos”, para preparar refeições saudáveis e amigas do ambiente

Embora se apresentem como vegetarianos, estes restaurantes utilizam produtos “vegan”, explica Filipe Pedroso, um dos sócios. Este posicionamento tem impacto ecológico: “Um quilo de carne equivale a 22 kg de CO2 (dióxido de carbono)”, acrescenta. Ao dispensarem essas proteínas, diminuem a emissão de gases com efeito de estufa, associado à criação dos animais e transporte da carne. Para substituir a carne, usam proteínas de origem vegetal, como o seitan e o tofu. Os cereais são integrais e as sobremesas levam açúcar mascavado ou fazem-se sem açúcar. Frutas e frutos secos são também utilizados para adocicar alguns pratos. Os produtos são “sempre frescos, preferencialmente biológicos”, e sazonais. A escolha dos fornecedores obedece a três critérios: a qualidade do produto, a proximidade (minimizando a pegada de carbono) e, por fim, as quantidades de fornecimento.

Não se fazem frituras e há alimentos servidos a cru, beneficiando os nutrientes e a poupança de energia. Ainda no âmbito do controlo energético, as lâmpadas são de baixo consumo, os relógios dos quadros elétricos desligam as luzes à hora pretendida e instalaram-se sensores de movimento nas casas de banho e zonas de armazenagem. Os redutores de caudal nas torneiras ajudam a poupar água. Nestes restaurantes, separam-se os diferentes tipos de resíduos, mesmo os orgânicos, que são depois recolhidos. Para diminuir desperdícios, estabelecem-se parcerias com instituições de solidariedade social que distribuem os excedentes.

A madeira maciça está presente no mobiliário, o ferro nas estantes e o material reciclado nos guardanapos ou toalhetes. A decoração é minimalista, com algumas plantas, e tem havido um esforço de redução dos plásticos. Os vegetais, por exemplo, não vêm embalados, mas em recipientes reutilizáveis. Ao nível de take away, as embalagens são feitas através de fibras de cana-de-açúcar, biodegradáveis, e os talheres são de bambu.

daTerra Baixa
Rua Mouzinho da Silveira, 249, Porto. Tel.: 223199257