Recicla

Há números que fazem bom ambiente

Sabia que, só entre janeiro e maio deste ano, a Sociedade Ponto Verde (SPV) enviou para reciclagem embalagens com peso equivalente ao de 430 aviões? No Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, é bom lembrar estas contas.

É verdade. Estamos a falar de 130 mil toneladas de embalagens, o que confirma que Portugal está no bom caminho: afinal, é um aumento de 4% face aos mesmos cinco meses de 2019.

E o que estes números querem dizer é que os portugueses estão mesmo comprometidos com a reciclagem, pois mantiveram o seu comportamento positivo mesmo perante os desafios colocados pela pandemia e pelo período de confinamento.

É este compromisso que a CEO da SPV, Ana Isabel Trigo Morais, elogia: “O encerramento dos estabelecimentos HORECA e o maior consumo dentro de casa, resultantes do Estado de Emergência decretado no país, não levaram à perda de hábitos de reciclagem por parte dos portugueses e isso demonstra que estes estão cada vez mais comprometidos com o processo.”

Agora, há que aproveitar o impulso dos números para reforçar este movimento de cidadania pela reciclagem. Hotéis, restaurantes e cafés estão a reabrir, proporcionando mais oportunidades de consumo fora de casa, mas também oportunidades para continuar a reciclar mais e melhor no dia a dia.

Com a ajuda das marcas, que, tal como os cidadãos, estão cada vez mais empenhadas. São já mais de 150 as marcas parceiras da SPV, contribuindo para passar a mensagem em mais de 350 milhões de embalagens. Se olhar para os produtos que adquiriu na sua última ida às compras, vai conseguir certamente identificar o convite: “Recicle Sempre”. E vai ainda ser mais fácil, pois foi lançada recentemente uma nova iconografia.

Sabemos que já faz a sua parte pela sustentabilidade, mas, porque hoje é Dia do Ambiente, deixamos uma mão cheia de gestos simples para um dia a dia mais verde:

  1. Recicle. É tão fácil, mas tão importante: separe corretamente as embalagens. Mas, se tiver dúvidas, procure as respostas no site da SPV ou aqui mesmo, na RECICLA.
  2. Reutilize. Do saco das compras à garrafa de água, dê-lhes mais do que uma utilização.
  3. Ande de bicicleta. Não polui e, ao mesmo tempo, permite-lhe ficar em boa forma.
  4. Poupe Energia. Conselhos há muitos, mas deixamos apenas um: se não está a utilizar o telemóvel, retire o carregador da tomada.
  5. Plante uma árvore. Basta um vaso e uma pequena planta, mas, se tiver quintal ou jardim melhor: uma árvore dá sombra, pode dar fruto e funciona como “filtro” do ar.

Respire fundo e deite mãos à obra. E, claro… #RecicleSempre!