Recicla

Hey, roupa sustentável!

A Hey Soleil é uma marca 100% portuguesa de moda circular para crianças. Foi criada há pouco mais de ano e meio por Mafalda Faro, que procurava produzir um produto “sustentável e com um design descontraído”.

Visando dar largas à imaginação e afastar-se da fast fashion, Mafalda Faro aventurou-se na criação de peças “maioritariamente sem género e com um design intemporal”. Com a sua marca, procura produzir em pequena escala e utilizando materiais sustentáveis, como o algodão orgânico, a bambula orgânica e o Lyocel, genericamente conhecido como Tencel®, uma fibra biodegradável extraída da celulose.

Além de produtos sustentáveis, algumas peças são criadas com recurso à reutilização de tecidos, o que acontece em alguns exemplos da mais recente coleção “Birthday Everyday”. “Utilizámos um tecido de riscas que foi resgatado de uma prateleira do armazém de um dos nossos fornecedores e transformado em bodies, t-shirts e calções”, refere.

“Mais do que a qualidade e a durabilidade dos materiais, estamos, através do nosso projeto, a incentivar os clientes a adotarem hábitos de consumo mais conscientes”, explica a fundadora da Hey Soleil.

Com este objetivo em vista, a marca criou o projeto SunUp, que, segundo Mafalda Faro, “coloca em prática o conceito de moda ou economia circular, onde as peças de roupa são inseridas num circuito de revenda ou de reutilização promovidos nos canais da própria marca”.

Através deste projeto, os consumidores são incentivados a devolver as peças que já não querem, obtendo descontos para uma compra seguinte. Essa roupa é, posteriormente, selecionada e colocada para revenda a preços mais acessíveis, ou doada a instituições.

Com espaço físico em Lisboa e loja online, Mafalda Faro faz o seu balanço: “A marca está a dar os seus primeiros passos. Apresentámos agora a segunda coleção, mas estamos a receber muitas reações positivas através dos nossos canais. Temos consciência de que não vamos mudar o mundo sozinhos, mas ficamos muito felizes quando alguém, nomeadamente os nossos clientes, adere a este tipo de práticas responsáveis”.