Recicla

João Jesus: “Adoro viver em conformidade com a natureza”

O ano passado vimo-lo na série “3 Mulheres”, na RTP1, e na novela da SIC “Vidas Opostas”. Em 2015, ganhou o Prémio Sophia “Melhor Ator”, com o filme “Os Gatos Não Têm Vertigens”. No dia a dia, anda de bicicleta, de transportes públicos e a pé, recicla e tem cuidado com o que come

Que cuidados em geral tem para manter uma rotina mais sustentável na sua vida e como os concilia com seu dia a dia?
Primeiro do que tudo, decidi vender o carro e começar a deslocar-me mais de bicicleta ou moto, transportes e a pé. No dia a dia, ando a lutar por não usar plástico, como por exemplo nas garrafas de água, utilizo uma de aço inoxidável. Tenho como objetivo reduzir drasticamente o consumo de carne e saber muito bem o que como quando consumir qualquer espécie de peixe.

Em concreto, faz separação de resíduos e reciclagem?
Sim, faço a separação, mas ainda tenho dúvidas sobre os mitos que subsistem, por exemplo, se os camiões misturam tudo ou não.

Nota da redação: sobre esta questão, a Recicla ajuda a esclarecer neste vídeo ou neste artigo.

Sente que as suas práticas ecológicas influenciam as pessoas à sua volta?
Penso que acaba por influenciar mas tudo depende das nossas possibilidades, força de vontade e acreditar conscientemente de que é necessário tomarmos medidas urgentemente apesar de irem contra os nossos hábitos. 

Três boas práticas ambientais das quais nunca abdica
Não contribuir para o consumo excessivo de gasóleo, mesmo em trabalho procuro ir com o transporte de produção que acaba por levar mais pessoas; não atirar lixo para as ruas e oceanos; plantar árvores. 

O que o motivou a adotar essas práticas?
Adorar viver em conformidade com a natureza.