Recicla

João Manzarra: “Acho natural e importante partilhar [os hábitos sustentáveis]”

Com um estilo de vida saudável e próximo da natureza, o apresentador de televisão João Manzarra é vegano e tem por hábito partilhar as suas práticas sustentáveis com os seguidores – não deixando de lado o humor.

Enquanto figura pública, sente ter responsabilidade na promoção de hábitos sustentáveis? Porquê?
A responsabilidade é apenas comigo, tornando esses hábitos uma parte fundamental da minha vida. Acho natural e importante partilhar. 

Desde que optou por uma vida mais ligada à natureza, quais foram as principais lições que aprendeu?
Dar conta de que não precisamos de metade das coisas que dizem que precisamos. A importância de cuidar, sendo que sempre que o fazemos estamos também a tratar de nós.  Que para as árvores dançarem entre elas precisam da música do vento.

Quais é que considera serem os principais cuidados para uma rotina diária mais sustentável?
Os que a ciência considera. Redução de alimento de origem animal, de produtos materiais desnecessários, de viagens de avião. Estar atento ao que se passa no mundo e às ações de alguns que tanto podem prejudicar o ecossistema.

E tendo como companheiro o cão Maravilha, há mais alguns aspetos ecológicos a considerar?
O Maravilha adora apanhar lixo na praia, mas, honestamente, não penso que seja por sentido ecológico. Tem o mesmo entusiasmo com pinhas e garrafas de plástico.

Faz a separação das embalagens? Há quanto tempo? Tem dúvidas?
Faço. Tenho muitas dúvidas, tenho de olhar sempre para o desenho. É como a data de aniversario do meu pai, passei a vida sem saber se era a seis ou a sete.

Qual a importância que atribui a reciclagem?
A mesma importância que dou a todos os gestos de cuidar. Muita.