Recicla

Jogue com rolhas e caricas na noite de Natal

Natal também é sinónimo de brincadeiras em família. Se ainda não pensou no que vai fazer depois da consoada deixamos-lhe duas ideias para fazer os seus próprios jogos. Ou envolver todos lá em casa.

Damas com rolhas de garrafa

O jogo das damas é talvez um dos mais simples jogos de tabuleiro para os mais pequenos aprenderem e todos passarem um bom serão em família. Já não tem um tabuleiro nem as peças todas? Não é problema. Em poucos passos cria um novo e até pode pedir ajuda aos mais novos aí por casa.

O seu tabuleiro fica pronto recorrendo a apenas uma folha de papel comum e uma caneta.

O primeiro passo é recortar a folha no formato de um quadrado com 21cm. A seguir, crie uma margem de 1cm em toda a volta, como se fosse uma moldura. Depois, usando as margens criadas, desenhe oito colunas com 2,5 centímetros de largura. Vire a folha para as linhas ficarem na horizontal e repita o processo para formar os quadrados.

Agora pode passar a caneta aos mais pequenos e deixá-los pintar quadrado sim, quadrado não, até ter o tabuleiro preenchido.

Depois de pronto, vamos às peças. Com seis rolhas de garrafa consegue criar as 24 peças para o seu jogo, recorrendo a uma faca para cortar quatro peças por rolha.

Por fim, basta pintar ou distinguir 12 peças, escolher quem fica com quais e começar a jogar.

Mastermind com caricas

Outro jogo simples de criar em casa é o Mastermind, onde um dos jogadores cria um código de cores secreto e o outro tenta adivinhar qual é em dez tentativas.

Para recriar este jogo vai precisar de dez caricas. Terá de ter duas de cada cor, por isso, pode recorrer a um pouco de papel pintado para o colar à parte superior da carica ou, se preferir, reaproveitar pequeninos pedaços de papel de embrulho, para que em vez de cores diferentes fique com padrões mais engraçados.

A juntar às peças basta recorrer a papel e caneta para apontar as tentativas anteriores e as dicas sobre a cor ou o posicionamento das caricas que o outro jogador lhe dá.

Divirta-se em família com pequenos jogos simples de criar e que reaproveitam algum desperdício. No final, não se esqueça de colocar o papel para reciclagem.