Recicla

Loiça bem lavada: à máquina gasta menos

Acha que lavar a loiça à mão é mais económico? Este artigo mostra-lhe que não é bem assim mas há truques para poupar água e energia seja qual for o método escolhido

Na hora de lavar a loiça há quem insista que fazê-lo à mão poupa mais mas para ficar tão bem lavada e higienizada quanto à máquina esse facto pode não passar de um mito. Boas notícias para quem não gosta desta tarefa.

Vejamos: passar os utensílios por água corrente durante 15 minutos com a torneira aberta pode chegar a despender entre 60 a 120 litros de água, enquanto as máquinas modernas gastam cerca de 15-20 litros ou até menos.  A razão reside no facto de estas utilizarem uma quantidade de água preestabelecida, consoante o modelo. E não, não é necessário passar a loiça por água antes de a colocar na máquina: basta retirar os resto de comida com o garfo ou com o guardanapo de papel usado durante a refeição. De acordo com o relatório Consumer Reports (EUA), pré-lavar os pratos pode significar um desperdício de mais de 22 mil litros de água por ano.

Quanto à electricidade, e considerando o aquecimento da água a 45ºC, no máximo gastará 2 kWh por lavagem. Potencie a poupança, preferindo sempre uma máquina com eficiência energética Classe A++ ou mesmo A+++, opte pelo programa económico (os ciclos de lavagem “eco” estão desenhados para minimizar o consumo de energia e água), só a use na sua capacidade máxima (sem, contudo, estar demasiado cheia) e em horas de vazio, ou seja, caso tenha contratada a tarifa bi ou tri-horária com o seu fornecedor de energia, em que o consumo durante a noite ou ao fim de semana é mais barato. Quando o ciclo acabar, desligue a máquina ou escolha um programa sem secagem (se tiver esse recurso), deixando secar a loiça dentro do próprio aparelho com a porta entreaberta para deixar entrar o ar.

Mas se a loiça não for muita ou não puder esperar que a máquina encha, há truques para lavá-la manualmente com menos desperdício. Basta não manter a torneira sempre aberta durante toda a lavagem. Comece por passar a loiça por água na cuba do lava-loiças ou alguidar ensaboar e só então enxaguá-la à torneira. Se tiver resíduos, amoleça-os previamente, colocando pratos, talheres e tachos de molho num pouco de água quente.