Recicla

Nada se perde: dê nova vida aos móveis antigos

E se em vez de se desfazer dos móveis antigos lhes desse nova vida?

Se não sabe o que fazer àquele móvel antigo que parece já não ter utilidade ou se, pura e simplesmente, lhe apetece mudar um pouco a decoração, pense se precisa mesmo de ir às compras ou se consegue reaproveitar as peças que já tem. É bem possível que a segunda alternativa se aplique. E, para isso, damos um pequeno empurrão com algumas sugestões:

  • Pinte: A solução mais simples e comum para reaproveitar um móvel é pintá-lo. Para o fazer, tenha em atenção que, primeiro, deve lixá-lo. Opte por uma tinta específica para madeiras, de modo a que o acabamento fique perfeito. Brinque e explore diferentes texturas. Por exemplo, depois de a peça secar, com uma tinta noutra tonalidade, pressione o pincel no móvel de forma aleatória, criando pequenas manchas.
  • Stencil: Ainda no mundo das tintas, se gostar da cor original do móvel e apenas lhe quiser dar um toque mais personalizado, pode optar pelos stencils. Basta prendê-lo no sítio que deseja e marcá-lo com tinta em spray. Retire o stencil e está feito!
  • Altere detalhes: Fazer pequenas mudanças nos seus móveis antigos pode ser um começo. Troque, por exemplo, os puxadores por outros mais modernos e que vão ao encontro do seu gosto. Esta é uma forma económica de parecer que tem um móvel novo em casa.
  • Forre: Forrar com tecido móveis antigos também é uma opção bastante comum. Quando são peças de maiores dimensões é necessário recorrer a um profissional, mas, ainda assim, há projetos que pode levar a cabo sozinho.
  • Nova função: Provavelmente sempre associou cada móvel a uma única função. No entanto, olhe-os com outros olhos e vai ver que lhes pode dar outro uso. O berço antigo do seu filho pode transformar-se numa secretária com bastante arrumação. O tocador onde todas as manhãs se arranjava pode vir a ser uma arca de arrumação para o quarto dos mais novos…

Se a bricolagem não for o seu forte, pode optar por uma das seguintes hipóteses: oferecer o móvel ou reciclá-lo. Sim, a madeira é reciclável. Para o fazer basta entregar os móveis no ecocentro mais próximo. Contacte os serviços municipais da sua área de residência para saber como fazer. Assim, garante que a madeira é reciclada e transformada em novos objetos – como peças de mobília, soalhos e portas.

Subscrever Newsletter