Recicla

Neste Cocoon, o descanso é palavra de ordem

Se está com vontade de se desligar da correria do dia a dia e entrar em contacto direto com a natureza, temos o espaço ideal para lhe sugerir.

No campo, mas muito perto das praias do Carvalhal e do Pego, a 15 quilómetros da Comporta, encontra-se um empreendimento de turismo rural que se estende por mais de 30 hectares, com casas sustentáveis feitas em madeira e assentes em estacas. É o Cocoon Eco Design Lodges.

É ideal para uma escapadinha romântica, mas também uma boa opção para uns dias em família, uma vez que cada lodge é composto por um quarto, uma sala com vista panorâmica, uma cozinha, um beliche e um sofá-cama. A reciclagem também tem o seu espaço nas casas de madeira, pois cada uma está preparada para que os hóspedes façam a separação dos resíduos. Existe ainda um sistema de compostagem individual.

“O objetivo era criar um empreendimento que interligasse a arquitetura contemporânea, a sustentabilidade, a baixa densidade de ocupação e as melhores práticas ambientais.”, afirma o responsável pelo turismo rural, Nuno Veloso.

Aqui não há betão, mas, sim, árvores e uma piscina biológica, de água doce, sem químicos nem filtros. O tratamento é feito através de plantas aquáticas que oxigenam a água, que é movimentada através de painéis solares. Além disso, o lago tem pequenos decks para que se possa entrar na água para nadar e espreguiçadeiras para relaxar.

Um pouco mais afastada existe uma zona dedicada aos mais novos, que lhes permite brincar numa casa na árvore. Há ainda uma horta biológica, que, segundo Nuno Veloso, é muito visitada pelos hóspedes que aproveitam as ervas aromáticas frescas para dar um sabor mais natural aos seus cozinhados.

Certificado para o Green Growth 2050 Global Standard, o Cocoon Eco Design Lodges faz da sustentabilidade a palavra de ordem, exibindo boas práticas ambientais que vão do facto de todas as construções serem amovíveis e de as madeiras utilizadas terem certificação ambiental até à utilização de materiais recicláveis, à não impermeabilização do solo, e à replantação de espécies locais.

Ambientalmente responsável é como se apresenta. E, por isso, os únicos sons que vai ouvir quando estiver a pedalar pela Herdade da Comporta – porque também tem à disposição bicicletas – e a explorar a zona resumem-se ao chilrear dos pássaros e ao vento a soprar por entre as folhas das árvores.

Cocoon Eco Design Lodges
Herdade da Comporta, 115, Muda
Tel: 929 308 371