Recicla

NEYA Lisboa: hotel cosmopolita e “carbono zero”

Esta unidade hoteleira lisboeta orgulha-se de ser uma mais sustentáveis do país, com atividade neutra ao nível das emissões de carbono para a atmosfera

O mais recente reconhecimento desta atitude chegou através da certificação “Carbono Zero” pela Ponto Verde Serviços, uma consultora ambiental que faz um cálculo estimativo das emissões de três gases com efeito de estufa: dióxido de carbono, metano e óxido nitroso. Ao receber a certificação, as emissões do hotel converteram-se em créditos de carbono, que foram compensados com a plantação de floresta nacional no Parque Natural da Serra de São Mamede. A atividade do Neya é, assim, neutra ao nível das emissões de carbono para a atmosfera.

Mas, o trabalho de sustentabilidade ambiental não se fica por aqui. O Neya incentiva a separação para reciclagem – a taxa é de 70% – dos resíduos produzidos, incluindo nos quartos, e também a sua redução: diminui os plásticos, opta por embalagens recarregáveis de amenities e serve água da torneira em garrafas de vidro em todas as operações, excetuando as refeições no restaurante Viva Lisboa (aqui é engarrafada). Os menus incluem produtos frescos, de época e, preferencialmente, nacionais. Vêm do mercado local, de fornecedores de produtos bio e até neutros em matéria de carbono. Tal como o hotel, o restaurante tem o selo da rede “Portugal Sou Eu”, que promove a produção nacional. 

As fontes energéticas do hotel são todas renováveis: hídrica, solar e eólica, o que também diminui a pegada ambiental. Vinte painéis solares aquecem 60% da água. Além disso, quase todas as lâmpadas são leds, há um controlo automático da temperatura dos quartos e o ar condicionado desliga-se quando se abrem as janelas. O bom isolamento do edifício gera eficiência energética. A sensibilização dos colaboradores e dos hóspedes para a poupança é constante. 

Neste hotel realizam-se Eco Meetings e também aqui se pensa no ambiente. Incentiva-se o acesso via transportes públicos, o carsharing e há um parque gratuito para bicicletas e veículos elétricos. Promove-se a partilha digital de documentos ou, se necessário, o recurso ao papel reciclado. Otimiza-se os consumos de energia e água, reduzem-se os itens descartáveis e os resíduos. Cinco por cento do valor da Eco Meeting reverte para a associação “Plantar uma Árvore” – por cada participante é depois plantada uma árvore. Uma app sugere percursos para fazer a pé ou nas bicicletas gratuitas disponíveis do hotel, que tem também a certificação “Portugal Bike Friendly”.

No âmbito de uma parceria com o Centro Hospitalar de Lisboa Central foi criado o projeto “Quarto Solidário”, oferecendo (a pedido e mediante identificação hospitalar) alojamento e pequeno-almoço a famílias carenciadas, em caso de necessidade. A responsabilidade social, que alcança outras associações que trabalham com crianças e bebés, materializa-se ainda na cedência de salas de eventos, descontos em alojamento e através do “Menu Solidário”, revertendo parte das receitas para a doação de bens essenciais.

Em plena cidade e com ambiente cosmopolita, o Neya Lisboa Hotel, com a classificação 4 estrelas, oferece 76 quartos e suítes, incluindo uma unidade de alojamento a pessoas com mobilidade reduzida. O restaurante Viva Lisboa e o Day Spa completam a oferta.

Rua de Dona Estefânia, 71-77, Lisboa. Tel. 213101800