Recicla

O hotel que vive a Natureza com muita emoção

O Cooking & Nature — Emotional Hotel insere-se no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, entre oliveiras milenares, e orgulha-se de não ter derrubado árvores para ser construído. O arvoredo e a madeira são, aliás, fundamentais para definir a identidade desta unidade “emocional”

As árvores embelezam a paisagem, dão sombra no verão e há “troncos” a atravessar as estantes… A decoração usa materiais amigos do ambiente: galhos dentro de jarros de vidro, paletas que viraram mesas, cestos de vime e madeira na base de candeeiros e demais mobiliário.

A lenha mantém viva a chama das lareiras e algumas fachadas revestem-se de cortiça, isolando termicamente o edifício, diminuindo os custos energéticos. As lâmpadas são de baixo consumo e instalaram-se sensores de movimento nos corredores para as luzes se acenderem só quando é preciso. Colocaram-se painéis fotovoltaicos na cobertura do parque de estacionamento, baixando a fatura da eletricidade e a pegada ambiental do hotel. Igualmente sensíveis ao ambiente são as amenities biológicas e os dispensadores.

Na montra de produtos locais encontra chá de produção própria com ervas da serra, mantas, azeites e granola biológica. Estimula-se a economia, preservam-se tradições e promove-se o trabalho em rede. Tanto que o Cooking & Nature tem também acordos com artesãos locais, como um oleiro que realiza workshops para os hóspedes.

Poejo, manjericão, coentros, alecrim, segurelha, salva e tomilho são algumas das ervas cultivadas no Quintal das Aromáticas. Crescem ao seu ritmo e são usadas na cozinha ou em cocktails “botânicos”. Produtos como o pão caseiro de Alvados, queijos, vinhos e azeites, têm lugar à mesa e o chefe Nuno Barros idealiza menus de estação, com ingredientes “sazonais e biológicos, de pequenos produtores locais, promovendo a sustentabilidade e o comércio justo”. Escolha entre as lições de cozinha e o serviço de petiscos ou snacks. No novo Cooking & Nature The Nest haverá um restaurante de comida sem glúten e vegetariana. O hotel separa todos os resíduos para reciclagem e os orgânicos alimentam os animais da aldeia.

Esta unidade hoteleira incentiva ainda os seus hóspedes a ligarem-se à Natureza através de passeios de bicicleta, a cavalo e pedestres, para conhecerem a fauna, a flora e o património natural da região. As novas Emotional Tours são 12 rotas para conhecer a região em bicicletas elétricas, com ajuda de GPS.

Cooking & Nature — Emotional Hotel
Rua Asseguia das Lages, 181, Porto de Mós. Tel.: 244 447000


Adicionar comentário