Recicla

O melhor presente de Natal para o ambiente

E depois do Natal? Depois da festa e da troca de presentes, o que fica? Muitas vezes, lixo a mais… Para contrariar este cenário, sugerimos que ofereça mais um presente, desta vez ao ambiente.

Mas que presente? Minimizar o desperdício depois das festividades. Veja aqui como:

  • A montanha de papéis de embrulho que se acumula no final da Noite de Natal parece não ter fim? E não sabe o que fazer com ela? A solução é simples: basta reciclar todo esse papel, colocando-o no ecoponto azul. Mas, antes, verifique se não há papel aproveitável: pode sempre ter outra utilização.
  • Muitos dos presentes que oferece e recebe no Natal, além do embrulho também têm outras embalagens. Muitas delas são de cartão e outras de plástico. Mais uma vez, reciclar é palavra de ordem: o cartão para o ecoponto azul e o plástico para o amarelo.
  • E quando for depositar o lixo nos devidos contentores aconselhamos a que o faça alguns dias depois do Natal. Afinal, são resíduos que não deitam cheiro e não ocupam muito espaço. E assim evita o cenário de contentores a transbordar e de lixo pelo chão à porta de casa.
  • A ceia de Natal também pode sinónimo de desperdício alimentar. Mesmo que faça uma lista e compre apenas o necessário, sobra sempre alguma comida. Com um pouco de criatividade, consegue reaproveitá-la e fazer novas receitas para saborear nos dias seguintes e ter ainda um gostinho natalício. O exemplo mais típico é utilizar o bacalhau com couves que sobrou da consoada para fazer “roupa velha”.
  • Ao retirar as decorações de Natal faça uma triagem para ver quais é que estão em boas condições e quais não estão. Se estiverem boas, guarde-as para utilizar novamente no próximo ano.

E, porque – lá diz o ditado – Natal é quando um homem quiser, lembre-se que estas dicas servem para qualquer altura do ano.