Recicla

O que fazer ao lixo fora da caixa?

Plástico e metal para o amarelo, papel e cartão para o azul, garrafas e frascos de vidro para o verde. Até aqui, a separação de embalagens não traz grandes dúvidas. Normalmente, as questões surgem quando temos que dar seguimento a resíduos menos habituais

Quando não sabemos que ecoponto usar, nada como consultar o site da Sociedade Ponto Verde ou dar uso à aplicação WasteApp, onde é possível escrever o nome do resíduo e em resposta receber a indicação do local mais próximo onde pode depositá-lo. Ainda assim, fizemos uma seleção daquelas que podemos considerar dúvidas comuns, para facilitar o trabalho na hora de dar um fim sustentável aos resíduos que tem em casa.

Esferovite: a que vem dentro das caixas de eletrodomésticos ou equipamentos eletrónicos deve ser colocada no ecoponto amarelo, tal como os tabuleiros para carne ou congelados.

Lâmpadas: não deve deitar estas lâmpadas no lixo indiferenciado e, muito menos, no vidrão. Quando uma lâmpada se funde, pode entregá-la no estabelecimento onde vai comprar a nova e também pode depositá-la nos centros de recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos ou nos ecocentros que as aceitam.

Tapete do carro: os tapetes não são considerados embalagens, logo, não devem ser colocados no ecoponto, mas sim no lixo indiferenciado.

Rolhas de cortiça: existem pontos de recolha espalhados por todo o país. Será fácil encontrá-los em hipermercados e centros comerciais.

Baterias de automóveis: podem ser devolvidos nos locais onde foram adquiridas. A Rede Valorcar gere o Sistema Integrado de Gestão de Veículos em Fim de Vida (SIGVFV)

Cápsulas de café: a maioria das marcas são responsáveis pela reciclagem das cápsulas. Para isso, só tem de as entregar diretamente nos pontos de venda. Não devem ser deitadas no lixo comum.

CD e DVD: Não têm um circuito próprio de recolha, por isso se não não precisa mesmo deles ou entrega num ecocentro ou deve ir para o indiferenciado.

Escova de dentes: não sendo embalagens, não devem ser colocadas no ecoponto amarelo, mas sim no lixo indiferenciado.

Embalagens de medicamentos: embalagens completas, restos de medicamentos, bulas e até medicamentos veterinários devem ser entregues na farmácia.

Frascos de perfume: desde que estejam vazios, os frascos de perfume podem ser colocados no ecoponto verde no caso de serem em vidro, tal como os frascos de verniz.