Recicla

O que fazer com estas rolhas de cortiça? Seja criativo!

Seja branco, tinto ou rosé, o vinho é uma das bebidas escolhidas para celebrar várias ocasiões. Quando a refeição acaba, reciclamos a garrafa de vidro, mas, por vezes, não sabemos o que fazer com as rolhas de cortiça. Uma coisa é certa: não as deite fora!

As rolhas de cortiça são 100% naturais, recicláveis e biodegradáveis. Para as reciclar poderá consultar o site da Green Cork e saber onde encontrar os pontos de recolha. Mas as rolhas são também reutilizáveis! Com alguma paciência e criatividade, é possível dar-lhes nova vida, convertendo-as em peças decorativas e úteis. Sem ideias? Veja estas:

  • Quadros de lembretes – Se se considera um “esquecido por natureza”, tem de ter um objeto destes em casa. São funcionais, pois, com a ajuda de um simples pionés, consegue fixar aquelas tarefas que não podem ficar mesmo por fazer. O melhor de tudo é que é extremamente simples fazê-los. Apenas vai precisar de: uma moldura, muitas rolhas de cortiça e cola quente. O primeiro passo a fazer é dispor as rolhas dentro da moldura escolhida. Quando estiver satisfeito com o “mosaico” criado, está na hora de colar as rolhas, uma a uma, com a cola quente. Para dar um ar mais divertido, pode optar por pintar algumas das rolhas. Depois de deixar secar, está pronto a ser usado. Se não precisa de lembretes, pode também deitar mãos à obra e, com os mesmos passos, criar um quadro de memórias, onde pode fixar as fotos das últimas férias ou os desenhos dos mais pequenos…
  • Porta-chaves – Pequenos acessórios também podem ser feitos com este material. De entre várias sugestões, deixamos-lhe os porta-chaves. É fácil: com um parafuso em forma de gancho, perfure a rolha de cortiça; prenda uma argola ao gancho com a ajuda de uma corrente de metal; e, já está: só tem de colocar as suas chaves na estrutura criada. Pode pintar a rolha e ganha um porta-chaves original e, sem dúvida, único.
  • Bases para copos e panelas – E porque não atribuir um toque mais outonal aos jantares com a família ou os amigos? As bases para copos e panelas feitas a partir de rolhas de cortiça dão automaticamente um ar rústico aos ambientes. Para executá-las vai precisar de: rolhas de cortiça, um x-ato, cola e cartão. Corte as rolhas ao meio com a ajuda do x-ato. De seguida, cole as metades das rolhas a um pedaço de cartão com o tamanho que pretender, assim formando a base. E pode dar-lhes a forma que quiser: o mais simples é um quadrado, mas, voltando a usar o x-ato, pode ir moldando até obter uma base redonda. No final, pode decorar a seu gosto, pintando por filas ou alternadamente, por exemplo.
  • Porta guardanapos – Para inovar na decoração da mesa e completar o seu jogo de cozinha, pode fazer porta guardanapos. Para executar o modelo que lhe sugerimos vai precisar de pouco mais de cinco minutos do seu dia. Cole várias rolhas com o mesmo diâmetro de um guardanapo enrolado. E já está! Uma opção simples e original para criar uma decoração de mesa mais acolhedora.
  • Árvore de Natal – Estamos a pouco mais de um mês do Natal e já deve estar a pensar em comprar decorações para enfeitar a sua casa. Mas, ante, sugerimos que veja o que tem em casa e o que pode reutilizar. Aqui fica uma sugestão: reúna rolhas de cortiça e construa com elas uma árvore de Natal decorativa. Só precisa de ter uma base de madeira, para servir de suporte, e de cola para juntar todas as rolhas. Divirta-se e faça várias com diferentes tamanhos.

Ah, já que vai deitar mãos à obra, porque não aproveitar algumas destas ideias para prendas de Natal personalizadas? São originais e amigas do ambiente.