Recicla

Peniche Ocean Watch: este grupo quer tirar o lixo do fundo do mar

É liderado por uma sueca especialista em tecnologia, mas os objetivos são bem locais: limpar o mar de Peniche de resíduos e fomentar a economia circular

Há três anos, Robin Teigland começou a surfar e foi na busca pelas melhores praias que encontrou: Peniche. Quando cá chegou espantou-se com as ondas, mas não deixou de reparar também na forma como aquela pequena cidade costeira se transformou ao longo dos anos. É que se em tempos Peniche era uma das zonas mais ricas do país graças à indústria pesqueira e ao empreendedorismo local, mas viu-se a perder importância face às grandes cidades.

Robin Teigland é professora de Estratégia e Gestão da Digitalização no departamento de Empreendedorismo e Estratégia da Chalmers University of Technology. Em 2017 e 2018, foi considerada pela revista sueca de negócios, Veckans Affärer, uma das mulheres mais influentes da Suécia, principalmente no setor da tecnologia. Com todo este curriculum na bagagem, pensou nas potencialidades daquela região em termos de tecnologia e avançou com o projeto Ocean Tech Hub, lançado em 2018 como um espaço de cowork para estudantes, investigadores, locais e nómadas digitais. “O objetivo é aumentar a competência digital na região portuguesa e fomentar uma mentalidade empreendedora. Queremos combinar o conhecimento tradicional do mar e da pesca com as novas potencialidades digitais”, explica ao site de tecnologia sueca Voister.

Bastou um mês para pôr em prática um primeiro projeto dentro deste hub tecnológico. O Peniche Ocean Watch (POW) fomenta uma economia circular baseada no mar e que tem como trabalho mais urgente o mapeamento, recolha, manuseio e reciclagem de resíduos marítimos no fundo do mar.

Para isso, aposta ao uso dos recursos já existentes nesta zona da costa. Por exemplo, os barcos que já foram de pesca são os que saem agora para limpar os detritos do fundo do mar. Ainda numa fase embrionária, Robin quer, principalmente, juntar no hub mentes criativas e empreendedoras para que juntos encontrem ideias para um futuro menos poluído.