Recicla

Portugal no top 30 dos países mais sustentáveis

Sabia  que vivemos num dos 30 países mais sustentáveis do mundo? É verdade! E nos últimos dez anos, tem vindo a melhorar.

O relatório de desempenho ambiental, Environmental Performance Index, realizado de forma independente para a Organização das Nações Unidas avaliou 180 países e colocou Portugal no 27.º patamar da escala.

Para cada país são avaliadas características como a qualidade do ar, a biodiversidade, as alterações climáticas, a poluição entre várias outras subcategorias. Depois de calculados os diversos elementos encontra-se uma média que pode ir até aos 100 pontos.

Portugal chegou aos 67, posicionando-se à frente de outros países europeus como a Hungria ou a Polónia. Há dois anos consecutivos, no topo da tabela está a Dinamarca, com uma média de 82,5 pontos, seguindo-se, este ano, o Luxemburgo e a Suíça, com 82.3 e 81,5, respetivamente.

Numa análise mais detalhada ao nosso país, no que toca à saúde ambiental, uma variável que inclui categorias como a qualidade do ar, saneamento e água potável, metais pesados e gestão de resíduos, Portugal sobe para o 24.º lugar, ultrapassando países como os Estados Unidos e a Grécia.

O estudo sobre a performance ambiental eleva-nos também para o 15.º patamar do ranking relativamente à qualidade do ar. Esta categoria mede o impacto que a poluição atmosférica tem na saúde humana através de características como a exposição ao ozono e a combustíveis sólidos de uso doméstico.

Em relação ao tratamento e gestão de resíduos, o desempenho português é acima da média geral, 90,2, o que coloca o país na 20.ª posição deste índice.

Ao longo dos últimos dez anos, Portugal melhorou quatro pontos neste índice global. É uma boa notícia e um estímulo para fazer mais e melhor.